Polícia Federal
Polícia Federal.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Polícia Federal de Campinas apreendeu na manhã desta sexta-feira (23) ao menos 30 celulares, computadores, notebooks e dispositivos para armazenar dados em uma ação contra fake news nas eleições municipais. A operação foi cumprida em dois endereços na cidade de Indaiatuba, em uma residência e na Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (Fiec), entidade ligada à prefeitura. Foi a primeira ação com esse objetivo feita pela corporação este ano na região, que engloba 60 municípios, e mobilizou dez policiais.

Segundo o delegado responsável, Fernando Marciano Golia, a ação atende medida da Justiça Eleitoral de Indaiatuba contra dois suspeitos. A PF não informa para quem o material (vídeos e fotos) seria direcionado, se seria usado na cidade ou outro local. "Não podemos ainda deduzir se há ligação com partido ou motivação pessoal. Os envolvidos são investigados, mas a apreensão é prioridade para evitar uso eleitoral."

Indaiatuba tem 342 candidatos a vereador e seis a prefeito. A prefeitura informou que não se tratou de ação movida contra a administração e sim contra um funcionário da Fiec. Diz que está à disposição para colaborar com as autoridades e que tomará medidas cabíveis em relação ao funcionário.