Plenário do Senado - eleições
Plenário do Senado.| Foto: Marcos Oliveira/Marcos Oliveira/Agência Senado

A primeira-vice-presidência do Senado será o único posto da Mesa Diretora com duas candidaturas. MDB e PSD não chegaram a um acordo e vão manter as candidaturas dos senadores Lucas Barreto (PSD-AP) e Veneziano Vital do Rego (MDB-PB).

O líder do PSD, Nelsinho Trad (MS), disse que a legenda colocou o entendimento de não abdicar da candidatura de Barreto como uma "meta a ser perseguida". "Ocorre que chegou a um ponto em que não houve mais essa possibilidade. O que o PSD está buscando é, justamente, manter o espaço que já tem", afirmou à TV Senado.

A legenda tinha dois cargos na última Mesa do Senado. A 1ª vice-presidência, exercida por Antonio Anastasia (PSD-MG), e a 1ª Secretaria, chefiada por Sérgio Petecão (PSD-AC). "Não queremos 0,01 milímetro a mais de espaço do que aquilo que já está com o PSD, que é a vice-presidência e a primeira-secretaria. Estamos buscando manter os espaços que já temos", explicou Trad.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), anunciou que, para os demais cargos, houve acordo. Assim, há apenas uma candidatura para: a 2ª vice-presidência, a do senador Romário (Podemos-RJ); a 1ª secretaria, a do senador Irajá (PSD-TO; a 2ª secretaria, a do senador Elmano Férrer (PP-PI); a 3ª secretaria, a do senador Rogério Carvalho (PT-SE); e a 4ª secretaria, a do senador Weverton (PDT-MA).

Todos os cargos deverão ser votados pelos senadores. Os parlamentares também votarão os cargos de suplentes. Por acordo, o senador Jorginho Mello (PL-SC) é candidato único à 1ª suplência. A candidatura do senador Luiz do Carmo (MDB-GO) é a única para a 2ª suplência. A 3ª suplência tem a candidatura única da senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA). Resta, somente, acordo para a 4ª suplência.