Sudeste e Sul podem ficar sem titulares na Mesa Diretora da Câmara
| Foto:

Se o deputado Baleia Rossi (MDB-SP) não vencer a eleição para a presidência da Câmara, a Mesa Diretora da casa deve ficar sem representantes titulares de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, os estados que compõem a Região Sudeste. A Região Sul, formada por Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, também não deve ter titulares.

Isso porque o cenário de momento para a formação da mesa aponta para Marcelo Ramos (PL-AM) na primeira vice-presidência, André de Paula (PSD-PE) para a segunda vice, Marília Arraes (PT-PE) para a primeira secretaria, Rose Modesto (PSDB-MS) para a segunda secretaria e Joênia Wapichana (Rede-RR) para a quarta secretaria. A terceira secretaria deverá ser disputada no voto entre Luciano Bivar (PSL-PE) e Vitor Hugo (PSL-GO).

Representantes do Sudeste devem ficar com cargos de suplência: Rosângela Gomes (Republicanos-RJ), Gilberto Nascimento (PSC-SP) e Alexandre Leite (DEM-SP) estão na disputa pelas vagas. Nenhum indicado para a suplência pertence à Região Sul.

Além de Rossi, outros seis deputados do Sudeste são também candidatos, mas com poucas chances de vitória: Kim Kataguiri (DEM-SP), General Peternelli (PSL-SP), Fábio Ramalho (MDB-MG), Alexandre Frota (PSDB-SP), André Janones (Avante-MG) e Luiza Erundina (PSOL-SP). O favorito de momento para a disputa é Arthur Lira (PP-AL).

O Sudeste é a região mais habitada do Brasil, com mais de 42% da população nacional.