A ministra da Agricultura, Agropecuária e Abastecimento, Tereza Cristina.
A ministra da Agricultura, Agropecuária e Abastecimento, Tereza Cristina.| Foto: Marcos Corrêa/PR

A ministra da Agricultura, Agropecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, deve trocar o União Brasil pelo PP para disputar uma vaga no Senado nas eleições deste ano. A expectativa é que a cerimônia de filiação ocorra no dia 20 de março, em Campo Grande (MS), informou o Congresso em Foco. A ministra é deputada federal licenciada pelo Mato Grosso do Sul. Eleita pelo DEM, partido que se uniu ao PSL e deu origem ao União Brasil, ela é apontada também como uma das opções de vice na chapa do presidente Jair Bolsonaro (PL).

A janela partidária abre a partir desta quinta-feira (3) e vai até 1º de abril. Neste ano, podem trocar de sigla somente os deputados. Isso porque em 2018 o TSE assentou que somente tem direito a usufruir da janela partidária o legislador que estiver em fim de mandato. Dessa forma, os atuais vereadores somente poderão mudar de legenda antes das próximas eleições municipais, em 2024.

A janela partidária é uma das únicas hipóteses para que deputados troquem de agremiação ainda durante o mandato. As outras são: a criação de uma sigla; fim ou fusão do partido; desvio do programa partidário ou grave discriminação pessoal. Qualquer mudança de legenda que não se enquadre nesses motivos pode levar à perda do mandato. Com informações da Agência Brasil.