O presidente do TSE, Edson Fachin.
O presidente do TSE, Edson Fachin.| Foto: Abdias Pinheiro/SECOM/TSE

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, aprovou a inclusão de mais nove técnicos do Ministério da Defesa no grupo de inspeção dos códigos-fonte das urnas eletrônicas. O ministro também acatou outro pedido dos militares e ampliou o prazo para a realização da inspeção. O trabalho, que estava previsto para terminar no dia 12 de agosto, poderá ser feito até o dia 19.

No ofício encaminhado ao ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, Fachin também agradeceu a contribuição das Forças Armadas na Comissão de Transparência Eleitoral (CTE) e na logística das eleições. "Renovo o reconhecimento deste Tribunal, não apenas pela contribuição das Forças Armadas no âmbito da Comissão da Transparência Eleitoral (CTE), mas sobretudo pelo valioso suporte operacional e logístico prestado por elas em todas as últimas eleições", disse o ministro.

Fachin deixa o cargo nesta terça-feira (16), quando assume o ministro Alexandre de Moraes. Na semana passada, Nogueira encaminhou um pedido à Corte eleitoral para a inclusão de mais militares na equipe de inspeção e mais tempo para a finalização dos trabalhos. Os códigos-fonte estão disponíveis para inspeção de entidades fiscalizadoras desde 4 de outubro de 2021. Os militares começaram a fiscalização das linhas de programação das urnas no último dia 3.