Sergio Moro
Os líderes do União Brasil acreditam que a candidatura de Moro ao governo paulista fortaleceria a sigla no estado.| Foto: Jonathan Campos/Arquivo Gazeta do Povo

O União Brasil estuda a possibilidade de lançar o ex-ministro Sergio Moro como candidato do partido ao governo de São Paulo nas eleições de outubro. A perspectiva foi levantada pelo vice-presidente da legenda no estado, o deputado federal Júnior Bozzella (União-SP). Em entrevista ao jornal Metrópoles, o parlamentar afirmou que a executiva do partido acredita que a candidatura de Moro ao governo paulista fortaleceria a sigla no estado. "Há membros da executiva em São Paulo que querem colocar o Moro como candidato a governador para ter um palanque no estado e fortalecer o 44 (número do partido). Para alguns deputados, isso é conveniente porque, com uma candidatura a governador, você teria um voto de legenda mais considerável", declarou Bozzella.

Os líderes do partido acreditam que a esposa de Moro, a advogada Rosângela Moro, herdaria automaticamente os votos que o ex-juiz teria para deputado federal e que o casal poderia ainda impulsionar a candidatura de Luciano Bivar ao Planalto. "Com Moro governador e a Rosângela deputada, você teria muito voto de legenda, e a Rosângela, automaticamente, herdaria esses votos que o Moro teria para deputado federal. Então, uniria o útil ao agradável. Seria um belíssimo palanque para o Bivar em São Paulo, além de favorecer a chapa de deputado federal em São Paulo e o União Brasil no país como um todo", avalia Bozzella.

Uma eventual mudança no palanque de São Paulo significaria o rompimento do União Brasil com o atual governador do estado, Rodrigo Garcia (PSDB), que tenta sua reeleição. Em março o PSDB e União Brasil lançaram a chapa de Garcia ao governo e Datena ao Senado por SP. Em abril o União Brasil chegou a fazer um convite formal para que Garcia se filiasse ao partido, o que gerou uma crise com os tucanos.