• Carregando...
Obama com a mulher, Michelle, e as filhas, Sasha (7 anos) e Malia (10): família vai ocupar a Casa Branca a partir de 20 de janeiro | Emmanuel Dunand/AFP
Obama com a mulher, Michelle, e as filhas, Sasha (7 anos) e Malia (10): família vai ocupar a Casa Branca a partir de 20 de janeiro| Foto: Emmanuel Dunand/AFP

Dos 538 votos no colégio eleitoral norte-americano, ele conquistou 364. Barack Hussein Obama sagrou-se o 44º presidente eleito dos Estados Unidos em novembro — e tornou-se o primeiro negro a ocupar a Casa Branca. Ele ganhou com folga também no voto popular. E os norte-americanos ainda lhe deram maioria no Senado e na Câmara dos Deputados.

Sempre se poderá dizer que o maior cabo eleitoral de Obama foi George W. Bush com seu desastroso governo. E que a crise financeira que sacode o mundo ajudou a sepultar as últimas chances do republicano John McCain se eleger.

Projeções indicam que o fenômeno Obama pode ter levado às urnas 137 milhões de eleitores, o maior número de todos os tempos. E com um comparecimento de mais de 64%, num país em que o voto não é obrigatório, a eleição de 2008 se tornou o maior interesse da população em um século, perdendo apenas para o pleito de 1908.

A missão não será pequena: a crise financeira, ainda insolúvel, é um dos legados de George W. Bush para Obama. O outro, um déficit recorde de US$ 438 bilhões nas contas públicas.

E é de olho na crise financeira que atinge em cheio os Estados Unidos que Obama não perde tempo em anunciar sua equipe. Para o cargo de secretário do Tesouro é escolhido Timothy Geithner, presidente do Federal Reserve (Fed) de Nova Iorque.

Em seguida, o futuro presidente dos EUA anuncia a criação de um comitê de recuperação econômica que funcionará por dois anos, podendo ser o prazo prolongado. À frente desse comitê, o economista Paul Volcker, que já foi presidente do Fed. Completa a equipe econômica de Obama Lawrence Summers, ex-secretário do Tesouro, que assume o Conselho Econômico Nacional da Casa Branca, e o governador do Novo México, Bill Richardson, escolhido para ser o secretário do Comércio dos Estados Unidos.

Para o cargo máximo da diplomacia norte-americana, Obama escolhe sua ex-concorrente no partido Democrata às eleições presidenciais, Hillary Clinton, que será a próxima secretária de Estado. Já alguns cargos serão mantidos por indicados do presidente George W. Bush, como a presidência do Fed, que continua nas mãos de Ben Bernanke; a chefia do Estado-Maior das Forças Armadas, mantida por Michael Mullen; e a diretoria do FBI, a qual seguirá com Robert Mueller.

E quem comanda toda essa transição é John Podesta, que foi chefe de gabinete de Bill Clinton. Já o deputado Rahm Emanuel, ex-assessor de Bill Clinton, assume o cargo de chefe de gabinete do presidente eleito.

Sete dias após ser eleito em 4 de novembro, Obama liga para o presidente Lula para dizer que pretende aprofundar a cooperação bilateral no setor de biocombustíveis, mesmo sem garantir que abrirá o mercado norte-americano ao etanol brasileiro. Lula aproveita o telefonema para pedir que seja concluída a Rodada Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC) e a reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]