| Antônio More/Gazeta do Povo
| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo

O que é

Aplicativos – ou apps – são ferramentas que podem ser carregadas nos telefones celulares smartphones com o objetivo de auxiliar o dia a dia em diferentes tarefas.

O Aplicativo Metrocard é uma ferramenta digital para oferecer, gratuitamente, o melhor uso do transporte público, reduzindo tempo de espera nos pontos de ônibus. Isso porque permite aos passageiros programar seu tempo de chegada à parada até que o próximo ônibus da linha desejada passe. O dispositivo também permite tirar dúvidas em tempo real, com atendentes do contact center e conectar aos pontos de Wi-Fi gratuitos ofertados pela Metrocard.

Primeiro Acesso

No primeiro acesso, é necessário preencher um cadastro com os dados pessoais, como nome completo, e-mail, CPF e data de nascimento e a concordância com o termo de uso do serviço. O sistema pede para aceitar a busca automática pelo Metrocard Wi-Fi em um dos 25 pontos de acesso gratuito à internet. A função é opcional.

Horários de ônibus

Os horários de saídas das mais de 200 linhas que compõem a Rede Metropolitana de Transporte da RMC nos dias úteis, sábados e domingos podem ser consultados, iniciando a busca com a seleção da cidade de partida. O horário da próxima saída é indicado em destaque.

100 mil conexões

gratuitas à internet via Wi-Fi nos pontos instalados pela Metrocard foram feitas pelos usuários do cartão desde fevereiro deste ano, quando o primeiro hotspot (local de acesso gratuito) foi inaugurado. Atualmente, são 25 pontos de acesso sem custo, espalhados em 15 terminais da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e 10 estações-tubo.

20 minutos

É o tempo médio de utilização dos acessos à Wi-Fi Metrocard, que até o lançamento do aplicativo era autenticado por uma página de navegação. O volume de informações baixado já ultrapassou 1 terabyte. O período de maior utilização de serviço tem sido entre o meio-dia e as 18h. Até agora, o público que já “descobriu” o serviço é predominantemente formado por mulheres (mais da metade dos acessos) e jovens entre 17 e 24 anos (33%).

Favoritos

A opção permite criar atalhos para os horários das linhas mais utilizadas. Para adicionar uma linha aos Favoritos, basta selecioná-la na lista de Horário de Ônibus e marcar a estrelinha no canto inferior da tela.

Atendimento online

Esse item permite o contato online com a central de atendimento da Metrocard. O usuário informa seu nome e um e-mail para contato e estará em contato com um atendente. A conversa será via chat, ou seja, troca de mensagens ao vivo, sem custo adicional.

Linhas em tempo real

Com auxílio da ferramenta de georreferenciamento, é possível acompanhar, em tempo real, onde o ônibus da linha selecionada está, permitindo programar o tempo de deslocamento até a parada mais próxima.

Onde fazer o cartão

Informa os locais da sede e postos de atendimento da Metrocard e as rotas para chegar, a partir de onde o usuário está.

Como baixar

O Aplicativo é compatível para dispositivos mobile (smartphones, tablets) com sistemas operacionais Android nas versões 4.4 ou acima, e iOS nas versões 4.0 ou acima.

Busque o Aplicativo Metrocard na App Store (em aparelhos iOS) ou Play Store (para aparelhos com sistema Android) de seu smartphone e autorize a instalação do aplicativo. Não há cobrança para o serviço.

 | Antônio More/Gazeta do Povo

Autoatendimento está em fase final de ajustes

Em fase final de desenvolvimento, mais um serviço será lançado em breve pela Metrocard: a Máquina de Autoatendimento, que permite a recarga de valores de tarifa de ônibus diretamente no cartão Metrocard.

Outras transações podem ser feitas nesse mesmo totem: pagamentos de contas ou boletos bancários, compra de créditos para telefone celular de qualquer operadora, pagas em dinheiro ou com cartão de débito, com a mesma segurança das agências bancárias.

A convergência de serviços para o passageiro foi possível a partir da parceria da Metrocard com a Transdata Smart, responsável pelo software que integrou o sistema da bilhetagem eletrônica da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) ao sistema da Qiwi, que desenvolveu a máquina de autoatendimento.

Alguns desses totens estão instalados nos shoppings Metropolitano (Pinhais) e Total (Curitiba) para que o público se familiarize com o produto, ainda sem a opção de compra de créditos para o transporte. A previsão é que até novembro as Máquinas de Autoatendimento Metrocard sejam lançadas oficialmente em diversos pontos de acesso de passageiro e nas sedes da Metrocard.