
Com a nova bilhetagem eletrônica implantada na Rede Metropolitana Integrada, os usuários dos municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) que usam o Cartão Metrocard terão uma série de benefícios associados, sem custo adicional. São investimentos em tecnologia para a mobilidade urbana que asseguram mais qualidade e eficiência na gestão do transporte coletivo.
“Garantir um transporte mais seguro e eficiente, com o emprego de novas tecnologias de informação, softwares e sistemas inteligentes é uma responsabilidade que assumimos com a sociedade. Consideramos esses passos essenciais para a melhoria da prestação de nossos serviços e para a elevação da qualidade de vida da população que utiliza o transporte coletivo”, afirma o presidente da Associação Metrocard, Lessandro Zem.
Assista a vídeo sobre o Cartão Metrocard
Praticidade e sem burocracia. Veja como funciona
Com aplicativo, usuários têm acesso a rotas e horários
As melhorias têm efeitos imediatos para os passageiros desde o início de agosto, garantindo mais segurança pessoal, ao substituir o dinheiro pelo cartão eletrônico e acesso a um direito trabalhista, com o repasse automático do vale-transporte feito pelo empregador, diretamente no cartão.
Mas isso é só o começo. Outras funcionalidades serão agregadas com a total implantação do novo sistema.
Conheça quais são:
Biometria facial
Com o recurso da biometria facial, cada vez que o passageiro com direito a alguma isenção passar na catraca, o sistema irá verificar se ele está no cadastro de gratuidades, por meio do reconhecimento facial. Essa tecnologia registra a foto de quem passou o cartão no validador e compara com a do usuário registrado e permite que apenas o real beneficiário se utilize do direito à gratuidade.
Localização
Os usuários terão acesso, gratuitamente, ao aplicativo Ônibus+, disponível para smartphones, tablets e computadores. Com ele, o passageiro pode acompanhar os itinerários de todas as linhas integradas da RMC, em mapas com todos os pontos de embarque e tabelas de horários. Em fase de implantação, o aplicativo em breve possibilitará aos passageiros verificar em tempo real a localização dos veículos e a previsão de passagem dos ônibus em cada um dos pontos de parada da linha.
Apoio extra a deficientes físicos e visuais
Com o uso do aplicativo Ônibus+, os passageiros com mobilidade reduzida poderão saber com exatidão quais são os veículos equipados com sistemas de acessibilidade. Portadores de deficiência visual poderão também solicitar paradas com antecedência: o motorista recebe no painel um alerta emitido pelo passageiro via celular.
Transparência
Até o final do ano, todos os ônibus estarão equipados com GPS, o que permitirá o monitoramento de cada veículo através do Centro de Controle Operacional (CCO) da Comec. O sistema monitora o número de pessoas transportadas, o desempenho de cada veículo, os valores arrecadados, o cumprimento de horários e itinerários, possibilitando otimizar o uso de recursos humanos e financeiros.
Até agora, 12 ônibus articulados que servem à linha Colombo/São José têm a tecnologia implantada. Todos os dados são enviados online para o CCO, que poderá fiscalizar e divulgar as informações à população.
Custos não impactam na tarifa
Além do novo Cartão Metrocard, outros serviços vão garantir a melhoria do transporte na Rede Integrada, como o gerenciamento mais preciso das linhas de ônibus, determinando, por exemplo, onde é necessário ampliar o número de ônibus ou planejar novas rotas. O investimento feito pela Metrocard, por condição estipulada pela Comec, não impacta no valor das tarifas. “As empresas vão recuperar o que foi investido em tecnologia ao economizar com a melhor gestão do serviço”, explica o presidente da Comec, Omar Akel.
Aviso às empresas
Empresas que já fizeram o cadastro de seus funcionários e foram contactadas pela Metrocard para retirar seus cartões, devem se dirigir à Central Metrocard, o quanto antes, para evitar tumultos. Rua Benjamin Constant, 148, Centro, Curitiba. De segunda a sexta-feira, das 8 horas às 18 horas.
Cartão acesso
Em uma parceria feita com a MasterCard e Acesso, todos os novos cartões Metrocard têm a função pré-pago. Esse recurso só é ativado se o usuário desejar e tem inúmeras vantagens, como a segurança de não carregar dinheiro vivo e a possibilidade de permitir compras com valores pré-depositados, sem interferir nos créditos do vale transporte e sem a necessidade de vínculo bancário. Com o cartão Acesso Metrocard MasterCard é possível sacar dinheiro em qualquer caixa eletrônico da rede Cirrus (toda a rede Bradesco, Citibank, HSBC e Caixas 24h) e fazer compras em lojas físicas ou online que aceitem a bandeira MasterCard.
