Em Campo Largo, o atual terminal urbano, inaugurado em 2011, impulsionou a instalação de vários empreendimentos na região. | Marcelo AndradeGazeta do Povo
Em Campo Largo, o atual terminal urbano, inaugurado em 2011, impulsionou a instalação de vários empreendimentos na região.| Foto: Marcelo AndradeGazeta do Povo

Tomar um café quentinho ou comprar um agasalho extra para encarar o frio são algumas das alternativas para quem quer se aquecer antes de pegar o ônibus rumo ao trabalho. Embarcar nos terminais urbanos da Região Metropolitana de Curitiba vai muito além de utilizar o transporte público. É uma oportunidade de usar serviços públicos e privados e aproveitar o comércio variado que se formou no entorno desses locais. 

Em Campo Largo, o atual terminal urbano, inaugurado em 2011, impulsionou a instalação de vários empreendimentos na região. Opções como: loja de bolos ou presentes, lotérica, bancos, salão de beleza ou academia estão nas imediações do local. Quem tem o cartão Metrocard – sistema que atende às linhas de ônibus do terminal de Campo Largo e de outros terminais metropolitanos de Curitiba e região – pode pagar suas compras ativando a função pré-pago do cartão de transporte, que é aceito em boa parte dos estabelecimentos comerciais. 

O secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente de Campo Largo, Juares Pianesser Carvalho, explica que a transferência do terminal de ônibus impulsionou o desenvolvimento de toda a região porque atraiu os comerciantes para a área que antes tinha poucos interessados em investir. “Mudou completamente a configuração daquele trecho da cidade”, comenta. 

Localização estratégica 

O gerente Lucas Tozetto conta que com frequência as pessoas entram para conhecer os colchões, pesquisam preços e depois voltam para finalizar a compra.Marcelo AndradeGazeta do Povo

Shaiane Cristina Azevedo Ferreira, gerente da Veste 10, loja de roupas em frente ao Terminal de Campo Largo, conta que está naquele endereço há quase três anos e viu o comércio na região crescer e se diversificar muito em função do movimento do transporte público. “A localização favorece muito o movimento. Na loja, o público aumenta principalmente depois das 17 horas, quando as pessoas começam a voltar do trabalho”, comenta. 

A opinião é similar à da vendedora Marisaura Jarek, da loja de variedades Mys Center. Segundo ela, é muito comum o cliente entrar para comprar um produto qualquer e sair com vários outros itens. A promotora de vendas Maria do Rosário da Silva diz que é comum isso acontecer. 

“Às vezes estou passando por aqui e lembro que preciso levar algo para casa. Quando vejo, comprei várias coisinhas e esqueci o item que entrei para comprar”, diverte-se. 

Mesmo produtos que não cabem na sacola levam vantagem com a localização privilegiada próxima aos terminais. O gerente da loja Anjos Colchões, Lucas Tozetto, conta que acontece com frequência de as pessoas entrarem para conhecer os colchões, pesquisarem preços e depois voltarem para finalizar a compra. 

No município de Pinhais, na outra direção da Região Metropolitana de Curitiba, o perfil da vizinhança muda um pouco, mas a população e os usuários do transporte público também estão bem servidos. O diferencial ali se deve ao fato de que o comércio está concentrado no Shopping Metropolitano Pinhais, com mais de 60 pontos comerciais para atender quem circula diariamente pelo terminal de ônibus. 

Do lado de fora, importantes serviços públicos como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Detran, Secretaria de Urbanismo e Armazém da Família estão no entorno do terminal. Mas serviços particulares também estão presentes na região, como a sede de uma grande rede de ensino, auto-escolas, clínicas médicas e outros, como é o caso do QI Preparatório Militar, cursinho para estudantes do ensino fundamental que disputam vagas nos colégios Militar e da Polícia Militar. Segundo Hide Motizuki, sócio da escola, a localização próxima ao terminal facilita o acesso dos alunos e também permite uma melhor divulgação do curso. 

Visibilidade 

No Studio de Pilates Viva Mais, quase em frente ao terminal, o movimento aumentou cerca de 60% nos últimos oito meses. Segundo a fisioterapeuta Juliana Félix, a localização faz com que o estúdio seja visto por mais pessoas e isso acaba resultando em um público maior. 

A publicitária aposentada Sônia Gonçalves, que mora há 12 anos em Pinhais, usa todos os serviços disponíveis no município e, quando precisa ir a Curitiba, deixa o carro estacionado no terminal e usa o transporte público. “Aqui em Pinhais eu tenho tudo o que preciso, está tudo muito acessível”, afirma. 

“Há um importante aspecto social. O comércio é um grande ativador da atividade imobiliária”, analisa Alessandro Filla Rosaneli.Marcelo AndradeGazeta do Povo

O secretário de Governo de Pinhais, Ricardo Pinheiro, salienta que o objetivo de fortalecer os serviços públicos na região do Terminal de Pinhais é justamente facilitar a vida da população que circula por ali e não precisa fazer grandes deslocamentos para acessar serviços estratégicos. 

Para Alessandro Filla Rosaneli, professor do curso de Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano da Universidade Federal do Paraná, quanto mais ativo for o comércio de rua em uma cidade, mais igualitária – em termos de igualdade social – ela será. 

“Há um importante aspecto social. O comércio é um grande ativador da atividade imobiliária”, analisa. 

No caso dos terminais, Rosaneli salienta a importância de se estimular, ao lado do comércio e dos serviços privados, a implantação de serviços públicos, para facilitar a vida dos cidadãos. “A justiça e a igualdade social estão diretamente ligadas a isso”, comenta. 

Serviço 

Para facilitar o acesso e estimular o turismo nas cidades próximas a Curitiba, a Metrocard vem investindo em soluções para todos os passageiros, como o aplicativo e os totens de autoatendimento. Atualmente, 19 municípios da Região Metropolitana de Curitiba são atendidos por linhas de ônibus do sistema. A associação abrirá em breve as portas de sua nova sede, onde está localizado o CCO (Centro de Controle Operacional), solução implementada pela Transdata Smart para facilitar o sistema de rastreamento e gestão de frota.