• Carregando...
 |
| Foto:

Zé Roberto

847 pontos

Nascido em São Paulo, no dia 25 de maio de 1945, portanto com 63 anos de idade, José Roberto Marques, ou simplesmente Zé Roberto, foi escolhido como o melhor jogador da história do futebol paranaense. Ele foi citado entre os dez melhores por 50 dos 74 membros do juri especializado.

Jogador alto e de porte elegante, Zé Roberto carregou o apelido de Gazela. Outra alcunha era a de Pelé das Araucárias, pelas grandes e espetaculares jogadas que fez nos campos de nosso estado.

Antes de fazer nome por aqui, o atacante, filho de Jerônimo – ex-ponta esquerda do Corinthians da década de 40 –, iniciou a carreira na base do São Paulo, participando, em 1964, do Pré-Olímpico e dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Na competição, a seleção brasileira foi eliminada na primeira fase por ter três gols a menos de saldo que o Egito. Nesta época, começava a surgir a fama de jogador-problema, afeito às noitadas. Em 1966 e 1967, o atacante passou pelo Guarani.

Em 1968, Zé Roberto chegou ao Atlético por empréstimo, na mesma leva em que chegaram outros craques, como Bellini, na reformulação feita por Jofre Cabral no Furacão. Zé fez 24 gols, sendo artilheiro do Estadual daquele ano, vencido pelo Coritiba. O suficiente para virar ídolo na Baixada. Porém, o Atlético não conseguiu comprar o passe do jogador. Em 1970, o Coritiba contratou Zé Roberto por empréstimo, em uma aquisição de efeito imediato, pois fez um gol antológico na estréia num amistoso contra o Rapid de Viena, da Áustria.

Zé Roberto venceu o Campeonato Paranaense pelo Coritiba entre 1971 e 1974. Em 1972, levou a Bola de Prata da Revista Placar. Em 1973 foi artilheiro do Estadual e ajudou o Coritiba a vencer o Torneio do Povo, título mencionado até em um dos hinos do clube do Alto da Glória. Em 1974 transferiu-se para o Corinthians, onde também fez história ao marcar importantes gols. Lá permaneceu até 1977, quando retornou ao Atlético e encerrou a carreira aos 32 anos, já sem o vigor físico que era característico. Os anos de boemia pediram a conta. Hoje, Zé Roberto dá aulas de futebol para crianças na cidade de Serra Negra-SP, na região de Campinas.

Veja também
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]