• Carregando...

A praia mansa amanheceu agitada por causa da 26ª Edição do Sesc Triathlon Circuito Nacional Etapa Caiobá. Este ano 1200 pessoas se inscreveram na prova. A disputa mais esperada, na categoria elite começou pouco antes das nove da manhã e a disputa estava acirrada. Os atletas completaram a primeira volta na água e chegaram praticamente juntos. São duas voltas na água, depois os atletas seguem para o ciclismo e terminam com a corrida.

O atual hexacampeão brasileiro na categoria elite, Juraci Moreira está de volta a competição e disse que ingressou na modalidade após assistir uma prova em Caiobá há 21 anos. Nos três anos que disputou a Olimpíada, 2000, 2004 e 2008, Juraci venceu a prova paranaense. Ele contou que a vitória mais emocionante foi a primeira, em 1999, com apenas 19 anos e sobre o ídolo, Leandro Macedo. "Aquele momento foi marcante por um paranaense vencer a prova e ainda mais porque superei o Leandro", conta.

Para ele, a expectativa é de nova vitória para iniciar uma temporada de forma positiva. "Toda vez o pensamento é vencer. Fiquei muito tempo competindo no exterior e agora voltei a representar o Paraná oficialmente. Já estava com saudades da torcida no dia da prova, que é impressionante", afirma. O apoio familiar também é um motivo para competir "em casa". "Minha família sempre está presente e isso faz a prova ser especial", diz. Desde as sete horas da manhã, atletas amadores agitam a cidade. O apoio da torcida aos atletas amadores é impressionante. Não importa quem chegue em primeiro ou em último lugar, a energia da torcida é a mesma. Dois amigos bancários vieram de Ponta Grossa para a prova. Tiago Clementin e Gustavo Binata treinam há um ano três horas por dia e estão felizes por concluir a prova. "Nem sei em que posição cheguei, mas me diverti muito e o que mais ganhei foi em qualidade de vida e saúde", diz Tiago.

A demonstração que esporte é superação fica explícita com a dedicação de alguns atletas na prova. Um jovem percorreu o circuíto de muletas. Na categoria feminino, uma atleta concluiu a prova junto com uma guia, pois é deficiente visual. E o atleta mais aclamado pelo público foi José Rosa das Neves, de 46 anos. Ele participa na categoria amador e fez o percurso da prova com seu filho Elkier das Neves, que é cadeirante. O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac, Darci Piana, destaca que o Sesc Triathlon beneficia não só os atletas participantes em termos de saúde e qualidade de vida, mas também todo o comércio do litoral, com o movimento ocasionado pelos participantes, familiares e amigos nos dias próximos à competição.

Prova

Dos 1.200 participantes, cerca de quinhentos são comerciários. A Elite contará com quase 40 triatletas, com outros 100 no Amador Olímpico, que cumprem as distâncias 1,5 km de natação, na Praia Mansa de Caiobá; 40km ciclismo com percurso na Rodovia do Contorno e Alexandra Matinhos; e 10km de corrida, pela Avenida Atlântica. As demais categorias percorrem a metade das distâncias, 750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida.

A premiação será realizada a partir das 12h na Praça Central de Caiobá, local da chegada dos triatletas. Serão premiados os três primeiros colocados de cada categoria.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]