• Carregando...

Maracaibo – Nem parece que é a primeira Libertadores do Paraná. Depois de passar bem pelo Cobreloa-CHI na fase preliminar, o Tricolor estreou ontem com autoridade no Grupo 5 ao golear o Unión Maracaibo por 4 a 2, na Venezuela.

O time do técnico Zetti aproveitou como ninguém a chance dada pela tabela do torneio: estrear contra o quinto colocado do Campeonato Venezuelano, num estádio amplo que não permite pressão da torcida e com um ótimo gramado para usar sua velocidade.

O resultado deu ao clube a ponta do grupo – na quarta-feira, o Flamengo apenas empatou com o Real Potosí, na Bolívia. E com ótimas perspectivas, afinal enfrenta a equipe boliviana em casa na próxima rodada, um adversário que só deve representar perigo jogando nos 4.030 metros de altitude de sua cidade.

Apesar de o Paraná se mostrar superior tecnicamente desde o início, o jogo se mantinha equilibrado e com chances de gol para os dois lados graças a falhas de posicionamento de sua defesa.

Até que aos 38 minutos os brasileiros abriram o placar com uma ajudinha do vento, detalhe que Zetti havia identificado um dia antes no treino de reconhecimento do estádio e dito que poderia ser decisivo. André Luiz cruzou da direita, a bola saiu do alcance da defesa venezuelana e caiu nos pés de Josiel, que cortou Vallenilla e mandou uma bomba no canto direito alto.

Porém novo erro defensivo não deixou que o Tricolor fosse para o vestiário na frente. Nas costas do lateral-esquerdo Egídio, como em vários lances, Vallenilla cruzou para "Cafu" Arismendi completar sozinho.

Tudo igual na primeira etapa, mas com a impressão de que poderia ser bem melhor. E foi. Na verdade uma avalanche paranista depois do intervalo. Principalmente porque o camisa 10 Dinélson, de brilhos esporádicos até então, entrou no jogo.

A veloz parceria dele com Henrique fez a equipe abrir 3 a 1 sem deixar o adversário respirar. Aos 10 minutos, o atacante ajeitou para Dinélson bater na saída do goleiro. Logo no lance seguinte foi a vez do meia deixar o companheiro na cara do gol para fazer o terceiro.

Quando o Maracaibo descontou, num gol de cabeça de Casseres aos 21 minutos, o habilidoso Dinélson não deixou nem a comemoração da torcida se transformar em empolgação venezuelana em campo. Logo após a saída de bola, fez um carnaval antecipado pelo lado esquerdo da área e cruzou para Gerson restabelecer a vantagem tricolor.

E, mesmo diminuindo o ritmo, poderia ter sido mais. Quem sabe outros gols ficaram guardados para o jogo da semana que vem na Vila Capanema contra o Real Potosí, indefeso longe da sua montanha.

* * * * *

Em MaracaiboUnion Maracaibo 2 x 4 Paraná

MaracaiboAngelucci; Vallenilla, Bovaglio, Fuenmayor e Martínez; Fernández, Mea Vitali, Figueroa (Rentería), Urdaneta (Almeida); Casseres e Arismendi (Ballesteros). Técnico: Jorge Pellicer.

ParanáFlávio; André Luiz, Daniel Marques, Neguete e Egídio; Xaves, Beto, Gerson e Dinélson (Alex); Henrique (Joelson) e Josiel (Lima). Técnico: Zetti.

Estádio: José Encarnación "Pachencho" Romero. Árbitro: Samuel Haro (EQU). Gols: Josiel (P) aos 38’ e Arismendi (M) aos 44’ do 1.° tempo; Dinélson (P) aos 10’, Henrique (P) aos 11’, Casseres (M) aos 21’ e Gerson (P) aos 22’ do 2.° tempo. Amarelos: Bovaglio (M); Gérson, Daniel Marques, Neguete (P).

* * * * *

Interatividade

Se repetir a atuação da estréia na fase de grupos, até onde o Paraná vai chegar na Copa Libertadores da América?

Escreva para arquibancada@gazetadopovo.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]