
Confira o samba-enredo em homenagem ao Coritiba
Confira a letra do samba-enredo da Acadêmicos da Realeza:
i>Hoje minha Realeza muda as coresPara cantar 100 anos de paixãoQue nasce com a primeira bolaDe um jovem descendente alemãoHomenageando a cidade"Coritiba" é sua criaçãoUm grupo de amigos cresceu. Se fortaleceu.E hoje é uma grande naçãoQue grita bem alto feliz orgulhosoCoxa-Branca de coração!
Oh, Glorioso!Na minha vida paixão verdadeiraVestindo com raça seu manto sagradoEstremece o Couto Pereira (Bis)
Por fora um VovôPor dentro um meninoLembrando dos feitos de EvangelinoÉ Fita Azul, Torneio do PovoNo Paraná leva a taça de novoCeleiro de craques, heróis na memóriaDe muitas conquistas no Alto da GlóriaBrilha sua estrela no mundo inteiroÉ Campeão Brasileiro!
Eu quero golFaça chuva ou faça solDe verde e brancoEu vou pintando o país do futebol (Bis)
Na noite deste sábado (21), às 23h55, o centenário do Coritiba vai para avenida. A Escola de Samba Acadêmicos da Realeza promete contar a história dos 100 anos do Coxa comemorados em 2009, no carnaval de Curitiba. Para tanto 300 componentes vão desfilar pela Avenida Cândido Abreu e contar as glórias do clube recordista absoluto de títulos do Campeonato Paranaense. A escola campeã será conhecida na tarde de domingo.
"Estou muito feliz e empolgado para o desfile. Os 100 anos do Coritiba não poderiam passar em branco", disse Paulo Scheunemann, presidente da Acadêmicos da Realeza, por telefone a Gazeta do Povo Online. "Por causa do ensaio de ontem (quinta-feira), estou até sem fôlego, mas é um trabalho que compensa. O presidente do Coritiba Jair Cirino esteve no ensaio e prometeu estar lá na avenida." "Vou estar lá nas arquibancadas assistindo, deixo o desfile para quem entende", garante Cirino à Gazeta do Povo Online.
Se a diretoria coxa prefere ficar apenas na torcida, um campeão brasileiro de 1985 já confirmou que colocará os pés na avenida. "No madrugadão vou estar lá ajudando a contar um pouco da história do Coritiba", garantiu Toby, que está concluindo um livro sobre os bastidores da conquista mais importante da história do clube.
Em busca do bicampeonato
Assim como o Coritiba, que busca o bicampeonato estadual, a Acadêmicos da Realiza quer ser bi do carnaval curitibano, com o samba "Do Alto da Glória, para 100 Anos de História", de autoria de Alex Souza, Márcio Mania e Panelão, vencedores do concurso realizado entre a comunidade.
A escolha do Coxa como homenageado vai servir, segundo Scheunemann, para aproximar as pessoas ainda mais do carnaval da cidade. "Por conta desse enredo, muitos vão ver o carnaval no ano que vem. Tantos os coxas, como os atleticanos e paranistas, que ficarão curiosos em ver como será a homenagem". A escola promete ainda um bolo gigante em comemoração aos 100 anos.
Mensagem de paz nos estádios
A Acadêmicos da Realeza preparou uma mensagem especial contra a violência nos estádios. O desfile deste sábado contará com uma ala de torcedores do Atlético e outra do Paraná. De acordo com Paulo Scheunemann, os dois clubes fazem parte da história do Coritiba e, por isso, não poderiam ficar de fora. "Como contar a história do Coxa sem abordar os rivais?", questiona. "Por isso, teremos a presença de torcedores atleticanos e paranistas de verdade. É uma mensagem de paz entre as torcidas que queremos passar".
-
Evangélicos podem ser foco de resistência na sabatina de Dino ao STF
-
Centrão pressiona por cargos na Funasa às vésperas de votações importantes para o governo
-
As ameaças de Maduro e a bússola moral quebrada de Lula
-
Davi contra Golias: guerra entre Venezuela e Guiana colocaria frente a frente forças militares díspares