• Carregando...
Fernando Alonso durante treino no GP do Brasil: espanhol pode fazer história em São Paulo | Jefferson Bernardes/ AFP
Fernando Alonso durante treino no GP do Brasil: espanhol pode fazer história em São Paulo| Foto: Jefferson Bernardes/ AFP
  • Veja o palpite de alguns dos pilotos paranaenses para o GP Brasil desta tarde
  • Grid de largada
  • Veja o percurso do Circuito de Interlagos em São Paulo

É a quarta vez, em seis anos, que o espanhol Fernando Alon­­so chega ao GP do Brasil com chances de ser campeão da temporada. Em 2005 e em 2006, foi em Interlagos que comemorou seus dois títulos, ainda correndo pela Renault. Em 2010, pode festejar o tricampeonato. A prova começa às 14 horas.Mas não chega como favorito. O próprio piloto afirma que o mais importante para ele, ho­­je, é chegar a frente dos dois pi­­­lo­tos da Red Bull, o vice-líder Mark Web­­ber e Sebastian Vet­­tel, que na 4.ª posição também tem chances de ficar com o título. Para não levar a decisão para o Grande Prêmio de Abu Dabi, no próximo domingo, só o topo do pódio em Interlagos não basta. Alonso precisa marcar 15 pontos a mais do que Webber, 4 a mais do que Lewis Hamilton (da McLa­­ren), e 25 a mais do que Vet­­tel.

Na prática, significa que o pi­­loto da Ferrari tem de vencer e ainda torcer para que Webber chegue, no máximo, em 5.º lu­­gar. Ou Alonso tem de cruzar a linha de chegada em segundo, com Webber no máximo em 8.º, Hamilton (da McLaren), em 4.º e Vettel, em terceiro. Se ficar em terceiro, o espanhol só garante o título no Brasil se Webber não pontuar e Vettel e Hamilton não estiverem no pódio.

Além da combinação de re­­sultados, Alonso pode ter ajuda. Tanto da própria equipe quanto com a disputa interna entre os dois pilotos da RBR. Ele nunca venceu um GP do Brasil – em 2005, foi o terceiro, e no ano se­­guinte, foi o segundo, chegando depois de Felipe Massa, seu atual companheiro na Ferrari. E são justamente os bons resultados do brasileiro correndo em casa que o espanhol usará para ter o terceiro campeonato antecipado.

Desde que estreou na escuderia italiana, em 2006, Massa venceu duas vezes. Em 2007, abriu passagem para que o então companheiro de Ferrari, o finlandês Kimi Haikkonen, ficasse com o título com uma etapa de antecipação. O mesmo pode acontecer hoje: o brasileiro ter de deixar Alonso chegar na frente, como a Ferrari já fez nesta temporada, no GP da Alemanha.

Desde que foi para o final do calendário, o GP de Interlagos tem sido palco de decisões da Fór­­­­mula 1, exceto por 2004, quan­­­­do a competição chegou ao Brasil já decidida, no último título dos quatro conquistados por Mi­­chael Schumacher. Além de Alonso e Haikkonen, Lewis Ha­­mil­ton (2008) e Jenson But­­ton (2009) festejaram o título em terras brasileiras.

Ao vivo

GP do Brasil, às 14 horas, na RPC TV.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]