• Carregando...
Tite convoca Santos para time principal; Bruno Guimarães é chamado para seleção sub-23
| Foto: Gazeta do Povo

O treinador Tite chamou os atletas do time principal para os amistosos contra Senegal e Nigéria, marcados para os dias 10 e 13 de outubro, respectivamente. As duas partidas serão realizadas no Estádio Nacional de Singapura.

O goleiro Santos, do Athletico, foi chamado. Outros ex-Athletico também foram convocados. Vendido recentemente para o Atletico de Madri, Renan Lodi ganhou sua primeira chance no time principal. Revelado pelo Furacão, outro lateral-esquerdo, Alex Sandro, da Juventus, foi chamado. E o goleiro Weverton, do Palmeiras, também com passagem pelo Rubro-Negro.

"Menção ao Athletico, na pessoa do Tiago Nunes, e do Odair Hellmann, sabemos como é difícil chegar numa final de Copa do Brasil. Fica o registro, uma festa muito bonita. Presidente [da CBF] falou, o que acha do Santos:? Goleiro seguro, discreto e joga muito bem com os pés, respondi. Fora outras virtudes e outras informações que temos", comentou Tite, sobre a decisão da disputa nacional e o goleiro do Furacão.

O jogador comentou a convocação, em vídeo divulgado pelo Athletico. Confira:

Veja o perfil especial de Santos!

Outro rubro-negro, o volante Bruno Guimarães, foi chamado pelo técnico André Jardine para a seleção sub-23, que se prepara para a Olimpíadas de Tóquio, no Japão, no ano que vem. Foi a primeira convocação do atleta, um dos destaques da conquista da Copa do Brasil pelo Furacão. O ex-Coritiba Matheus Cunha também foi chamado.

"Atleta com nível de excelência nas sua escolhas, erra pouco passes. Há bastante tempo acompanhamos, queríamos ter trazido antes. Essa convocação faz justiça com seu momento e qualidade. Temos convicção no que ele tem condição de produzir", comentou Jardine.

Veja o perfil especial de Bruno Guimarães!

Além disso, a seleção brasileira convocou atletas para o sub-17. O lateral Yan Couto, do Coritiba, e o zagueiro Luan Patrick, Athletico vão disputar a Copa do Mundo no Brasil pela equipe sub-17.

Veja acima como foi a convocação e a coletiva de Tite!

Rivais africanos nos amistosos

Curiosamente, a equipe nacional nunca atuou com a sua seleção principal em um jogo contra os senegaleses, que tiveram confirmada a sua permanência na 20ª posição no ranking da Fifa na última quinta-feira, quando a listagem voltou a ser atualizada pela entidade. E o time de cima do País só encarou a Nigéria, atual 34ª desta lista, em uma única ocasião, em 2003, quando superou a rival por 3 a 0, em Abuja, capital da nação africana, com gols de Gil, Luis Fabiano e Adriano.

Ao justificar a escolha por estas duas seleções como próximas adversárias do Brasil, Juninho Paulista, novo coordenador da CBF, destacou nesta semana que estes encontros darão a Tite a chance de medir força "contra uma escola (africana) que a seleção brasileira teve poucos encontros nos últimos anos" e que isso era um "desejo da comissão técnica". A entidade nacional, por sua vez, enfatizou que estes dois oponentes atendem ao requisito, também manifestado pelo presidente Rogério Caboclo, de a equipe enfrentar sempre rivais que estejam figurando no Top 50 do ranking da Fifa.

A única seleção africana que o Brasil encarou sob o comando de Tite foi a de Camarões, superada por 1 a 0 em novembro de 2018, com gol de Richarlison, em amistoso realizado em Milton Keynes, na Inglaterra, onde o time nacional encerrou sua temporada passada.

Seleção olímpica

A equipe olímpica é dirigida por André Jardine e fará amistosos contra Venezuela e Japão, respectivamente nos dias 10 e 14 de outubro, em Recife, onde primeiro eles jogarão no estádio dos Aflitos e depois na Arena Pernambuco.

Seleção Sub-17

O sub-17 se prepara para o Mundial da categoria, que ocorrerá no Brasil entre 26 de outubro e 17 de novembro, com o técnico Guilherme Dalla Dea. A competição terá como sedes as cidades de Brasília, Goiânia e Cariacica (ES). E este grupo terá de se apresentar ao treinador no início do próximo mês, na Granja Comary, em Teresópolis, para dar início à preparação para o torneio da Fifa

O longo período entre o início dos treinos e o fim do Mundial, na qual a seleção espera poder estar presente na luta pelo título, preocupa alguns clubes deste Brasileirão que contam com jovens promessas em seus elencos. Uma delas é Talles Magno, de 17 anos, hoje titular do ataque do Vasco. Outro destaque é o meia Reinier, da mesma idade e que defende o Flamengo, mas neste caso figurando como uma boa opção de banco.

Os dois são considerados nomes certos nesta convocação de sexta e, se a seleção for até a decisão do Mundial, eles poderão desfalcar os seus times por até 11 rodadas do Brasileirão e só voltariam a ficar à disposição dos seus clubes para a 34ª jornada da competição nacional, marcada para acontecer entre os dias 23 e 25 de novembro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]