
Após mais de uma década de ausência, a torcida paranaense terá uma overdose do melhor vôlei do país em 2010. A Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) pretende realizar não apenas dois, como previamente anunciado, mas quatro amistosos da seleção masculina no estado. Dois confrontos em Curitiba e outros dois em Maringá. Os jogos serão em setembro, com a Polônia, e servem de preparação para o Mundial da Itália, no mesmo mês.
O palco na capital será o Ginásio Tarumã, vistoriado ontem pela gerente de eventos da CBV, Mariana D'Aragona, e aprovado para o evento. "Vim para verificar as instalações em geral. Condições de acesso, arquibancada, banheiros, vestiário, tribuna de honra e salas de apoio. Não vejo nenhum empecilho para os jogos. Em relação a alguns pontos, como a parte elétrica e hidráulica, houve o comprometimento de serem recuperados até lá", explicou Mariana.
As pendências são as últimas na reforma que começou há quase dois anos no ginásio de 45 anos. As trocas do telhado e do teto de madeira consumiram R$ 2,2 milhões e o próximo passo são os reparos internos. O processo está em fase de licitação e será tratado como uma das prioridades da Secretaria de Obras do estado, garantiu o presidente da Paraná Esportes, Marcos Aurélio Saldanha.
Também participaram da visita ao ginásio o presidente da Federação Paranaense de Vôlei (FPV), Neuri Barbiéri, o gerente administrativo da entidade, Luís Carlos dos Santos Andrade, o administrador do Tarumã, Arnaldo Ribeiro de Lima e o diretor de esporte da Paraná Esportes, Ney Mecking.
"Precisávamos de um espaço apto para receber os jogos, todo o restante é de responsabilidade da CBV. Da quadra ao gelo dos jogadores. Macas, bancos de reservas, mesas e até um placar será fornecido pela Confederação", acrescentou a gerente da CBV. Entre as solicitações de responsabilidade local estão um gerador extra de energia, policiamento e brigada de incêndio.
Na semana passada, o ginásio Chico Neto, em Maringá, também foi vistoriado. O local está em reforma e terá o seu cronograma de obras antecipado. A previsão inicial de entrega era em outubro, para a realização dos Jogos Abertos do Paraná.
A vinda da seleção deve ocorrer na primeira semana de setembro. O anúncio oficial, entretanto, depende do calendário da Polônia e será feito juntamente com o patrocinador da seleção, o Banco do Brasil.
A equipe nacional volta ao estado após quase treze anos. O último compromisso foi em em junho de 97, pela Liga Mundial, contra o Japão. Foram duas vitórias brasileiras e a presença de atletas que se consagrariam mundialmente como os paranaense Giba e Ricardinho.
Antes disso, um amistoso havia sido realizado em 96 com a Holanda. Em 90, o Tarumã foi uma das sedes do Mundial de Vôlei e recebeu as seleções do Japão, Venezuela, França, Rússia, Estados Unidos, Coreia do Sul e Camarões.