• Carregando...
Baixada será o primeiro estádio a testar o projeto-piloto do MP | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Baixada será o primeiro estádio a testar o projeto-piloto do MP| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

A pedido do Ministério Público do Paraná (MP-PR), com apoio da Polícia Militar (PM-PR) e da Delegacia Móvel de Atendimento a Futebol e Eventos (Demafe), os jogos de futebol em Curitiba passarão a ser testados com torcida única do time mandante.

Inicialmente, o projeto-piloto ocorrerá somente nos jogos na Arena da Baixada. Em seguida, a intenção da Promotoria de Justiça é de que a medida seja estendida aos demais estádios da capital. A medida valerá para todos os jogos na cidade, não apenas em clássicos.

LEIA TAMBÉM >> Veja os palpites para os jogos da 5ª rodada do Brasileirão

Uma reunião na sexta-feira (11) definirá os detalhes finais do projeto para que possa ser colocado em prática a partir do dia 16 de maio, quando o Furacão recebe o Cruzeiro, na Baixada, pela Copa do Brasil. Vale lembrar que Mario Celso Petraglia, presidente do Deliberativo do Atlético, é antigo defensor das torcidas únicas em estádios.

Segundo o MP, o assunto vem sendo discutido com representantes de Atlético, Coritiba e Paraná, além das torcidas organizadas dos três clubes e a Federação Paranaense de Futebol (FPF).

“A partir do momento em que você diminui drasticamente o número de policiais no entorno dos estádios, este excesso de policiamento pode ser usado nos dias de jogos conta crimes em terminais de ônibus, nas periferias, nas brigas combinadas”, explica o promotor de justiça, Maximiliano Ribeiro Deliberador.

“A ideia é usar melhor a estrutura policia e permitir que aquele torcedor que tem medo de ir ao estádio possa voltar a frequentá-lo”, complementa.

A MP-PR utiliza dados da Promotoria de Justiça do Consumidor da Capital que demonstram que, em São Paulo, onde a medida da torcida única já foi adotada, houve redução de 31% do efetivo do Batalhão de Choque de 15% do efetivo externo da PM necessários em dias de partida.

Além disso, houve a diminuição em 65% no total de escoltas realizadas para o acompanhamento das torcidas organizadas em dias de jogo e o aumento de 23% do público presente nos jogos.

“No Paraná, a expectativa é de que os números sejam ainda mais expressivos, uma vez que, diferente de São Paulo, em Curitiba a medida não se restringirá aos clássicos”, diz a nota da assessoria de imprensa do MP-PR.

Confira ainda

>> Prêmio para ignorar a Globo provoca impasse entre clubes e Esporte Interativo

>> Clubes questionam ‘erro’ milionário do Esporte Interativo no contrato de TV do Brasileirão

>> ‘Esporte Interativo será sufocado pela Globo no Brasileirão 2019’, diz especialista

>> Veja quais clubes fecharam com a Globo direitos do Brasileirão

>> Globo paga menos a clubes que fecharam contrato com rival do SporTV

>> Simulação mostra como fica o Brasileirão dividido entre Globo e Esporte Interativo

>> Clubes fechados com Esporte Interativo tomam drible milionário do Palmeiras

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]