• Carregando...
Paranaense 2019 terá jogos transmitidos por streaming. | /Gazeta do Povo
Paranaense 2019 terá jogos transmitidos por streaming.| Foto: /Gazeta do Povo

Após duas rodadas de ‘experiência’, os clubes do Campeonato Paranaense 2019 assinaram nesta terça-feira (5) contrato com a empresa Livemode para transmissão do torneio via streaming na plataforma Live FC.

Pelo acordo, 35% da receita bruta das assinaturas (R$14,90/mês) ficará com os clubes, que farão rateio igualitário do dinheiro. A Livemode mantém com 60% da verba, mas ao mesmo tempo arca com todos os custos de transmissão dos jogos. A Federação Paranaense de Futebol (FPF) leva 5% do montante.

Os usuários podem usar a plataforma gratuitamente por 15 dias a partir do cadastro realizado no site.

>> TABELA: confira os próximos jogos, resultados e classificação do Paranaense

Não ficou definido, contudo, como será feita a divisão de eventuais cotas de patrocínio. O assunto deve ficar para a próxima temporada, mas ainda é possível que algum patrocínio pontual seja fechado. A tendência é de que todo o valor captado com publicidade seja rateado entre as 12 equipes, além da FPF.

Até aqui, quatro partidas do torneio já foram mostradas na internet. Na última rodada do primeiro turno, outras três serão exibidas: Londrina x Paraná; Athletico x Cianorte e Maringá x Cascavel.

Os clubes podem passar até cinco jogos por rodada, mas a decisão do número de partidas transmitidas será feita caso a caso. A RPC, dona dos direitos de transmissão na TV aberta, mantém uma partida exclusiva por rodada – incluindo uma das semifinais e as finais de turno.

Perguntas e respostas sobre o streaming do Paranense 2019:

De onde é a empresa que faz as transmissões?

A plataforma Live FC pertence à empresa brasileira Livemode, do criador dos canais Esporte Interativo, Edgar Diniz, e Sergio Lopes, ex-vice-presidente comercial do EI. A missão Livemode é “ajudar federações esportivas, ligas e times a ter sucesso na era digital engajando os fãs e desenvolvendo novas fontes de receitas para elas”

Quais outros campeonatos transmite?

Atualmente, além do Paranaense, a Copa do Nordeste é a única competição transmitida pelo Live FC.

Quais jogos pode passar por rodada?

No Paranense, há restrição de cinco jogos por rodada no Live FC. Uma partida por rodada é exclusiva da RPC, dona dos direitos de transmissão do Estadual na televisão. Ou seja, os clubes têm direito a exibir todos os outros confrontos, mas não há garantia de que isso aconteça.

Qual o preço para acompanhar o Estadual?

R$ 14,90 por mês e ganha direito também a acompanhar todos os jogos da Copa do Nordeste. Os usuários podem usar a plataforma gratuitamente por 15 dias a partir do cadastro realizado no site.

Por que os jogos são pagos?

É uma obrigação contratual com a Globo e RPC. Quando o Athletico oficializou a venda de seus direitos de transmissão para a televisão, em janeiro, os clubes retomaram o direito de comercializar os jogos na internet, respeitando a exclusividade da TV.

Por que não há um preço único para o usuário comprar todo o campeonato, como ocorre com o Premiere?

A decisão faz parte do modelo de negócio do Live FC, que prefere cobrar mensalmente um valor mais baixo do que pedir uma quantia mais alta por todo o campeonato.

Quanto os clubes estão ganhando?

As receitas virão diretamente das vendas de assinaturas. A Livemode fica com 60%, enquanto os clubes levam 35%, divididos igualitariamente. A FPF recebe 5% do montante. Os custos operacionais são todos da empresa.

Quem é a equipe responsável pela transmissão das partidas?

A equipe que transmite as partidas é de responsabilidade da Livemode, que cobre todos os custos técnicos do evento.

***

Notícias do Athletico

Você pode receber mensagens instantâneas, via WhatsApp, para ficar bem informado sobre tudo o que vai acontecer no Paranaense, Libertadores, Brasileirão, Recopa, Copa Suruga, Copa do Brasil e até alguns dos piores momentos dos rivais – assim como vídeos e fotos exclusivas de jogos e treinos. Para receber diariamente as principais notícias, resultados e classificação, basta seguir os passos abaixo. É muito simples. Junte-se a nós na lista de transmissão de notícias do Furacão. Seja bem-vindo ao nosso grupo!

***

Notícias do Coritiba

Você pode receber mensagens instantâneas, via WhatsApp, para ficar bem informado sobre tudo o que vai acontecer no Paranaense, Copa do Brasil, Série B e até alguns dos piores momentos dos rivais – assim como vídeos e fotos exclusivas de jogos e treinos. Para receber diariamente as principais notícias, resultados e classificação, basta seguir os passos abaixo. É muito simples. Junte-se a nós na lista de transmissão de notícias do Coxa Doido. Seja bem-vindo ao nosso grupo!

***

Notícias do Paraná Clube

Você pode receber mensagens instantâneas, via WhatsApp, para ficar bem informado sobre tudo o que vai acontecer no Paranaense, Copa do Brasil, Série B e até alguns dos piores momentos dos rivais – assim como vídeos e fotos exclusivas de jogos e treinos.Para receber diariamente as principais notícias, resultados e classificação, basta seguir os passos abaixo. É muito simples. Junte-se a nós na lista de transmissão de notícias Meu Tricolor. Seja bem-vindo ao nosso grupo!

***

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]