• Carregando...

Aryon Cornelsen, ex-atleta e presidente do Coritiba, faleceu no fim da noite desta terça-feira (13) aos 89 anos de idade. O dirigente foi um dos responsáveis pela construção do estádio Couto Pereira. A causa da morte não foi divulgada.

O velório acontece na capela do Cemitério Luterano (R. Ivo Leão, 205) e vai até as 16h.

O clube decretou luto oficial de três dias e, de acordo com a assessoria de imprensa, enviou pedido à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para que antes da partida da próxima sexta-feira (16), contra o América-RN, em Natal, seja cumprido um minuto de silêncio.

Em agosto do ano passado, durante a comemoração do centenário do Coritiba, Cornelsen foi um dos homenageados pelo clube e um dos mais festejados pela torcida. Na época, ele disse ao site oficial coritibano que "só não fez mais pelo clube por que não o deixaram. "Mas tenho certeza que não medi esforços para fortalecer o Clube", completou.

História campeã

Nascido em 3 de março de 1921, Aryon Cornelsen começou sua vida no Alviverde aos 11 anos de idade, no time infantil. Em 1940, estreou pela equipe principal, tendo inclusive participado da inauguração do Estádio Pacaembu, em São Paulo.

Quatro anos depois, formou-se em direito e largou a carreira de jogador. Após cinco anos, no entanto, retornou em 1949 para disputar o Campeonato Paranaense. Com 28 anos, abandonou definitivamente os gramados, após sofrer uma grave lesão.A partir daí, mostrou seu amor pelo Coritiba como dirigente.

Em 1956, com apenas 35 anos de idade, foi eleito presidente alviverde. Nesta época, criou uma espécie de loteria que arrecadou o dinheiro necessário para a construção do estádio Belfort Duarte, o atual Couto Pereira.

Ao todo, Aryon Cornelsen teve cinco conquistas estaduais em sua gestão (1956, 1957, 1959, 1960 e 1962). De acordo com o site oficial do Coritiba, é a maior média de títulos entre todos os mandatários. Em 1963, deixou o cargo e passou a ajudar o clube como conselheiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]