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Associação das Equipes propõe mudança no sistema de pontuação da Fórmula 1

Vencedor passaria a receber 12 pontos; propostas fazem parte de um pacote para tornar a categoria mais econômica e atraente para os fãs

  • PorGloboEsporte.com / Globo.com
  • 05/03/2009 17:50

A Associação de Equipes da Fórmula 1 (Fota), anunciou nesta quinta-feira, em Genebra, na Suíça, que vai propor mudanças no sistema de pontuação da categoria. Segundo a entidade, o vencedor passaria a receber 12 pontos em vez dos 10 atuais, com o segundo marcando nove e o terceiro, sete.

As propostas visam melhorar o espetáculo para os fãs da categoria, além de colaborar no corte de custos da Fórmula 1. As equipes pretendem reduzir desenvolvimentos, sem que para isso a essência da disputa seja alterada. Confira abaixo as principais mudanças propostas pela Fota.

Propostas técnicas:

Em 2009:

- Mais de 100% de aumento na milhagem dos motores (oito por piloto na temporada);

- Redução nos túneis de vento e no uso do CFD (Dinâmica de Fluído Computacional);

- Disponibilidade de motores às equipes por € 8 milhões

Em 2010:

- Disponibilidade de motores às equipes por € 5 milhões;

- Disponibilidade de câmbios às equipes por € 1,5 milhão;

- Disponibilidade de um Kers padrão entre € 1 e 2 milhões;

- Reduzir em 50% o gasto com desenvolimento aerodinâmico;

- Limitar número de chassis, carenagens e desenvolvimentos aerodinâmicos;

- Proibição de vários materiais exóticos e metálicos;

- Telemetria e sistemas de rádio padrão

Propostas esportivas:

Em 2009:

- Redução em 50% dos testes;

- Novo sistema de pontuação (12-9-7-5-4-3-2-1) para recómpensar os vencedores;

- Quantidade de gasolina, especificações de pneus e dados de reabastecimento revelados antes das corridas

Em 2010:

- Compromisso de recomendar o novo formato de classificação;

- Oportunidades radicais de pontuação (ex: um ponto no Mundial de Construtores para o pit stop mais rápido da prova);

- Mais reduções nos testes (quatro sessões de quatro dias com apenas um carro, mais um shakedown);

- Redução da duração dos GPs (250 quilômetros ou o máximo de 1h40m)

Propostas comerciais:

Em 2009:

- Melhorar o fornecimento de dados para a imprensa;

- Explorar maneiras de que a apresentação da Fórmula 1 seja mais informativa e dinâmica, como já é feito em outros esportes, como o tênis e o críquete;

- Porta-voz das equipes disponíveis para a TV durante as corridas;

- Compromisso de melhorar a experiência do público nos sites das equipes e da Fota;

- Sessões de autógrafos obrigatórias nos finais de semana de GPs

Em 2010:

- Compromisso de melhorar a experiência do público pela TV

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