• Carregando...
Atletiba não terá setor para torcida do Coritiba. | Lineu Filho/Tribuna do Paraná
Atletiba não terá setor para torcida do Coritiba.| Foto: Lineu Filho/Tribuna do Paraná

Depois de muita polêmica, o Atletiba desta quarta-feira (30), às 21h30, na Arena da Baixada, foi confirmado pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná (TJD-PR) a pouco menos de oito horas para a bola rolar.

E a partida, válida pela 4ª rodada da Taça Barcímio Sicupira, o primeiro turno do Paranaense 2019, acontecerá da maneira que o Athletico pleiteava.

Os torcedores do Coritiba podem comparecer ao estádio desde que não estejam caracterizados. Além disso, os visitantes não terão um espaço exclusivo para eles, medida que a diretoria rubro-negra e o Ministério Público do Estado do Paraná (MP-PR) chamam de ‘torcida humana’.

>> TABELA: confira os próximos jogos, resultados e classificação do Paranaense

O presidente do TJD-PR, Adelson Batista, fez o despacho do processo após receber parecer da Federação Paranaense de Futebol (FPF) no início da tarde. A entidade não recomendou que o clássico acontecesse sem torcida – e também negou possibilidade de interdição do estádio ou mesmo de W.O, requeridos pelo Coxa ao TJD.

O Athletico, no entanto, ainda pode ser punido por descumprir decisão do TJD. A multa vai de R$ 100 a R$ 100 mil. A questão do W.O. também será decidida pelo tribunal na mesma data, segundo o despacho do presidente do TJD.

“As consequências do descumprimento [do Athletico] serão analisadas quando do julgamento no próximo dia 7 [de fevereiro]”, escreveu.

O clássico ficou ameaçado de ser esvaziado – ou até mesmo não acontecer – após a procuradoria do TJD-PR solicitar portões fechados depois de o Athletico descumprir duas vezes o prazo determinado para colocar ingressos à venda para a torcida do Coritiba em um setor separado para os alviverdes.

Veja as decisões do TJD-PR na íntegra:

LEIA TAMBEM:

>> Se o Atletiba fosse “humano”, já estaria morto pela cartolagem

>> Atletiba, a farsa da “torcida humana” e o Athletico no mundo da fantasia

>> Atletiba ou Athletiba? Veja a opinião de especialistas na história do clássico

Athletico x TJD

A indefinição em torno do clássico perdurou até o dia do jogo em razão de posições divergentes da diretoria do Athletico e do TJD-PR. Desde maio do ano passado, em parceria com o Ministério Público do Paraná (MP-PR), o Rubro-Negro instituiu a torcida única em suas partidas na Arena. Intitulada pelo clube de “torcida humana”, a regra proíbe torcedores do time adversário de entrarem na Baixada com uniformes e adereços, além de não destinar um setor específico do estádio para visitantes.

O TJD-PR, porém, havia vetado esse cenário no Atletiba com o argumento de que a torcida única desrespeita o Estatuto do Torcedor e o próprio regulamento do Paranaense. O Tribunal deu dois prazos ao Furacão para disponibilizar ingressos aos coxas-brancas com um local separado na praça esportiva: primeiro até a última terça, às 12h; depois até as 21h. Nenhum dos prazos foi cumprido.

O Athletico informou ao Coritiba, através de um ofício assinado pelo diretor superintendente do Furacão, Márcio Lara, que disponibilizaria a carga de 10% de ingressos (4.030 entradas) para o time visitante. Porém, as entradas seriam espalhadas pelo estádio em diversos setores. Além disso, não seria permitido o acesso ao estádio de coxas-brancas com vestimentas ou adereços “que façam referência, ainda que indireta, às cores e aos signos da equipe visitante”. Foi o que acabou prevalecendo.

Em seu site oficial, o Athletico ainda publicou uma nota do Ministério Público em que o MP defende que o TJD-PR “extrapola as suas atribuições legais” ao exigir a demarcação de um setor visitante no clássico.

Notícias do Athletico

Você pode receber mensagens instantâneas, via WhatsApp, para ficar bem informado sobre tudo o que vai acontecer no Paranaense, Libertadores, Brasileirão, Recopa, Copa Suruga, Copa do Brasil e até alguns dos piores momentos dos rivais – assim como vídeos e fotos exclusivas de jogos e treinos. Para receber diariamente as principais notícias, resultados e classificação, basta seguir os passos abaixo. É muito simples. Junte-se a nós na lista de transmissão de notícias do Furacão. Seja bem-vindo ao nosso grupo!

***

Notícias do Coritiba

Você pode receber mensagens instantâneas, via WhatsApp, para ficar bem informado sobre tudo o que vai acontecer no Paranaense, Copa do Brasil, Série B e até alguns dos piores momentos dos rivais – assim como vídeos e fotos exclusivas de jogos e treinos. Para receber diariamente as principais notícias, resultados e classificação, basta seguir os passos abaixo. É muito simples. Junte-se a nós na lista de transmissão de notícias do Coxa Doido. Seja bem-vindo ao nosso grupo!

***

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]