i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Brasileirão

Alerta ligado! Com segundo pior início na Série A, Athletico tem números de rebaixado

  • 22/10/2020 18:14
Athletico vem fazendo um péssimo primeiro turno de Brasileirão
Athletico vem fazendo um péssimo primeiro turno de Brasileirão| Foto: Albari Rosa/Foto Digital/Gazeta do Povo

O Athletico corre risco de fechar o primeiro turno do Brasileirão com desempenho muito próximo ao registrado na temporada de 2011, quando foi rebaixado à Série B.

Após 16 jogos disputados, o Furacão soma apenas 33% de aproveitamento, afundado na 17ª colocação, com 16 pontos. Apesar de ter uma partida a menos (adiada da sexta rodada), o Rubro-Negro precisa superar o desempenho atual para evitar a marca negativa na primeira metade do campeonato.

Em 2011, em seu pior início de Brasileirão, a equipe conquistou 31% dos pontos nos primeiros 19 jogos. No término daquela edição, o Athletico caiu com 38% de aproveitamento, no 17º posto da tabela. Os números contabilizados são a partir de 2006, quando a Série passou a adotar pontos corridos com 20 clubes na elite.

Desde que retornou à Série A, em 2013, o Furacão não fazia um início tão ruim no campeonato. O melhor aproveitamento foi em 2013, quando fechou o turno com 59%, na quarta colocação. O pior aconteceu em 2018, quando era o 13º e conquistou 36% dos pontos.

Mudança de panorama

O Athletico ainda tem três jogos para encerrar o turno e, claro, pode melhorar a marca atual. Além das partidas pela 18ª e 19ª rodada, o time tem um jogo em atraso – pela sexta rodada, contra Atlético-MG, no Mineirão, ainda sem data definida.

Para mudar o panorama, o time terá que se superar e atingir feitos inéditos nesta Série A, como emendar três vitórias seguidas, ou, no mínimo, conseguir um triunfo e dois empates. Menos que isso o Furacão seguirá com aproveitamento muito semelhante ao do ano do rebaixamento.

Possíveis cenários do Athletico no primeiro turno do Brasileirão

  • 16 pontos (caso perca as três) – 26% de aproveitamento.
  • 17 pontos (caso empate uma) – 29,8% de aproveitamento.
  • 18 pontos (caso empate duas) – 31,5% de aproveitamento.
  • 19 pontos (caso vença uma ou empate as três) – 33,3% de aproveitamento.
  • 21 pontos (caso empate duas e vença uma) – 36,8% de aproveitamento.
  • 22 pontos (caso vença duas) – 38,5% de aproveitamento.
  • 23 pontos (caso vença duas e empate uma) – 40,3% de aproveitamento.
  • 25 pontos (caso vença os três) – 43% de aproveitamento.
1 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 1 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • L

    Luciano R. Ayres

    ± 21 horas

    Não espero que Paulo Autuori seja o salvador da pátria, espero apenas que faça o Athletico voltar a ser aquele time brioso e competitivo das últimas temporadas. Para isso basta aparar as arestas dentro CT do Caju para o Athletico voltar a vencer, o boi de piranha já foi demitido, melhor sorte no próximo trabalho Eduardo Barros.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso