• Carregando...
Fator Arena pesa? Veja desempenho do Athletico em seu estádio nos duelos de mata-mata
| Foto: Montagem Arquivo Gazeta do Povo

O Athletico vai disputar sua segunda final na Copa do Brasil. Ao contrário de 2013, na decisão contra o Flamengo, o Furacão terá agora a Arena da Baixada como aliada diante do Internacional. A primeira partida será no estádio atleticano nesta quarta-feira (11), às 21h30, e o Rubro-Negro precisa fazer valer o mando de campo para levar a vantagem para o segundo jogo.

Desde 1999, quando a nova Arena foi construída, o Furacão teve ao seu lado o “fator Arena”. Ao todo, entre Copa do Brasil, Libertadores e Sul-Americana, foram 37 classificações (ou títulos) em mata-matas entre 1999 e 2011 e entre 2015 a 2019. Nesse período, foram, ao todo, 60 confrontos.

Mauro Cezar, PVC, Calçade e Beting analisam os caminhos de Athletico e Inter para o título

Inaugurada em 24 de junho de 1999, a Arena é a casa dos atleticanos, e a principal mística do estádio é a sintonia entre time e torcida, que já mudou resultados adversos do Furacão.

A biometria e a elitização do estádio talvez tenham afastado um pouco da festa do antigo "Caldeirão". No entanto, o estádio ainda é um ponto importante a favor do Athletico - o duelo contra o Grêmio, pela semifinal da Copa do Brasil, na semana passada, é um exemplo.

Athletico x Inter: quem é melhor, posição por posição? Confira!

Outra característica é a proximidade do campo com as arquibancadas, que coloca uma grande pressão a mais nos adversários. E, após a reinauguração, o campo sintético foi a grande novidade do clube. Desde 2016, o gramado é motivo para reclamação de alguns adversários, que dizem que a grama sintética favorece o Furacão, principalmente por aumentar a velocidade da bola.

Vale lembrar que, no ano em que disputou sua primeira decisão da Copa do Brasil, a Arena da Baixada estava em reforma para a Copa do Mundo. Com isso, o Furacão teve de atuar na Vila Capanema, estádio que foi a casa rubro-negra naquela temporada.

Athletico prepara surpresa para a torcida e final terá uma pitada de rock’n’roll

No primeiro jogo da final em Curitiba, 1 a 1 entre os rubro-negros. Na partida de volta, no Maracanã, o Flamengo venceu por 2 a 0 e conquistou o título. Agora, o primeiro jogo em casa será essencial para o Athletico construir um placar para não depender do segundo jogo.

Chegou a hora da decisão! Saiba tudo sobre Athletico x Inter na Arena da Baixada

Confira todas classificações e eliminações do Athletico após a inauguração da Arena da Baixada:

1999: Seletiva – três classificações: Coritiba, Internacional e Cruzeiro (campeão).
2000: Copa do Brasil - nenhuma classificação (eliminado nas oitavas para o Cruzeiro); Libertadores – nenhuma classificação (eliminado nas oitavas para o Atlético-MG).
2001: Copa do Brasil – duas classificações: Treze e Portuguesa (eliminado nas quartas de final para o Corinthians).
2003: Copa do Brasil -  uma classificação: Tuna Luso (eliminado para o Sport na segunda fase).
2004: disputou apenas o Brasileiro.
2005: Libertadores – três classificações: Cerro Porteño, Santos e Chivas (vice-campeão contra o São Paulo).
2006: Copa do Brasil - nenhuma classificação (eliminado pelo Volta Redonda na segunda fase).
2007: Copa do Brasil – duas classificações: Vitória, Atlético-GO (eliminado pelo Fluminense nas quartas de final); Sul-Americana – nenhuma classificação (eliminado pelo Vasco na primeira fase).
2008: Copa do Brasil – eliminado na primeira fase para o Corinthians-AL.
2009: Copa do Brasil – uma classificação: ABC (eliminado pelo Corinthians nas oitavas de final); Sul-Americana – nenhuma classificação (eliminado pelo Botafogo na primeira fase).
2010: Copa do Brasil - duas classificações: Vilhena e Sampaio Corrêa (eliminado pelo Palmeiras nas oitavas de final).
2011: Copa do Brasil - duas classificações: Rio Branco-AC e Bahia (eliminado pelo Vasco nas quartas de final); Sul-Americana: eliminado na segunda fase pelo Flamengo.
2012 a maio de 2014: ARENA EM OBRAS.
2014: Copa do Brasil: eliminado nas oitavas pelo América-RN.
2015: Copa do Brasil - uma classificação: Remo (eliminado pelo Tupi na segunda fase); Sul-americana – duas classificações: Joinville e Brasília (eliminado pelo Sportivo Luqueño nas quartas de final).
2016: Copa do Brasil – três classificações: Brasil de Pelotas, Dom Bosco e Chapecoense (eliminado pelo Grêmio nas oitavas de final).
2017: Copa do Brasil – uma classificação: Santa Cruz (eliminado pelo Grêmio nas quartas de final); Libertadores: duas classificações: Millionarios e Deportivo Capiatá (eliminado pelo Santos nas oitavas de final, mas na Vila Capanema).
2018: Copa do Brasil – três classificações: Atlético Tubarão, Ceará, São Paulo (eliminado pelo Cruzeiro nas oitavas de final); Sul-Americana: seis classificações: Newell’s Old Boys, Peñarol, Caracas, Bahia, Fluminense e Junior Barraquilla (campeão).
2019: Copa do Brasil – três classificações: Fortaleza, Flamengo, Grêmio (finalista contra o Internacional); Libertadores: eliminado nas oitavas de final pelo Boca Juniors.

Leia Também:

Próximos jogos do Athletico

  • Athletico x Inter - 11/9 - 21h30 - Final Copa do Brasil
  • Athletico x Avaí - 15/9, 16h - Brasileirão
  • Inter x Athletico - 18/9 - 21h30 - Final Copa do Brasil
  • Vasco x Athletico - 22/9, 16h - Brasileirão
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]