• Carregando...
Página dedicada ao Furacão no álbum e o autor ao lado do goleiro Santos. Fotos: Arquivo pessoal
Página dedicada ao Furacão no álbum e o autor ao lado do goleiro Santos. Fotos: Arquivo pessoal| Foto:

Futebol e figurinhas, até parece que um foi feito para o outro. Na nossa infância, quando crianças, por muitas vezes é nosso o primeiro contato com universo expandido do futebol. A cada pacotinho aberto, novos rostos que surgem, novos escudos, de jogadores e times que até então são desconhecidos. Em época de Copa do Mundo nem se fala. Crianças e adultos, uma febre mundial. Agora, que tal ter a sua própria coleção de figurinhas, sem depender de uma editora, e com um detalhe: todas autografadas.

“É uma paixão que eu tenho desde criança, mas que voltou com força na Copa de 2014. Hoje tenho uma coleção com mais de 200 álbuns” conta Oscar Pons, Presidente do CAFU, Club Amigos Figuriteros Unidos. Os álbuns são uma parte da coleção de Oscar que desde 2018 resolveu criar a sua própria coleção de figurinhas. “Decidi criar uma coleção própria, mas com uma particularidade, as figurinhas tem que estar assinadas pelos protagonistas. Hoje temos mais de 1.400 figurinhas autografadas”.

Oscar Pons com Léo Cittadini.
Oscar Pons com Léo Cittadini.

Oscar mora em Mendoza a 170 quilômetros de San Juan, que é a cidade onde o Athletico está disputando o Torneio de Verão na Argentina. Ao saber que ali, perto de casa, estaria um time do Brasil, e um do Peru, o Universitario, Oscar não pensou duas vezes em fazer as figurinhas dos jogadores dos dois clubes e pegar a estrada para aumentar a coleção. “Queria aproveitar a presença de dois times de fora da Argentina. Os jogadores do Athletico foram muito gentis e gostaram bastante da nossa coleção”.

O Athletico chegou à San Juan na terça, e na quarta pela manhã Oscar já estava no hotel coletando autógrafos nas figurinhas. Lucho, Santos, Nikão, Léo Cittadini e boa parte do elenco agora faz parte dessa coleção tão particular. Claro que a cada autógrafo, uma foto para registro ao lado do dono da assinatura.

“Todas as figurinhas são especiais, porque foram assinadas na nossa presença. Tenho autógrafos de figuras históricas como Menotti, Fillol, Forlán e de jogadores mais jovens como Dybala, Dudu, Felipe Melo e o Santos. Também são muito especiais duas figurinhas autografadas por esportistas com Síndrome de Down”, relata

O autor das figurinhas com o volante Wellington
O autor das figurinhas com o volante Wellington

Durante as poucas horas em que esteve em San Juan, Oscar aproveitou pra conseguir assinaturas dos jogadores do Universitario do Peru, que estavam no mesmo hotel que a delegação do Athletico, e também do Racing que jogou contra Furacão na última quarta-feira.

“Ao todo o clube conta com 156 sócios e trocamos figurinhas com pessoas de outras províncias e de outros países como Chile, Colombia, Espanha e Itália”, conta Oscar Pons. Pra quem ama futebol, 1.400 figurinhas autografadas, uma coleção de fazer inveja!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]