• Carregando...
Athletico anuncia fim da “torcida humana” na Arena da Baixada
Athletico anuncia fim da “torcida humana” na Arena da Baixada| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

Horas depois de conquistar o título da Levain Cup no Japão, o Athletico anunciou nesta quarta-feira (7) o fim da iniciativa da “torcida humana” na Arena da Baixada.

Inaugurado em 2018 após uma sugestão do Ministério Público do Paraná, o confuso conceito, inédito no futebol mundial, não permitia que torcedores visitantes tivessem um espaço próprio separado no estádio atleticano e nem que entrassem na Baixada com a camisa do próprio time.

Inicialmente, o Furacão suspenderia o esquema apenas para a partida da Copa do Brasil contra o Grêmio, dia 4 de setembro, pela semifinal. O próprio Tricolor Gaúcho havia anunciado um acordo com o Furacão para suspender a “torcida humana” nesta partida.

O esquema era constantemente defendido pelo presidente do Conselho Deliberativo do Athletico, Mario Celso Petraglia, porém, gerava críticas dos rivais e não impediu confusões na Baixada.

A própria Delegacia de Atendimento Móvel a Futebol e Eventos (DEMAFE) criticava o sistema. Segundo o órgão, em setembro do ano passado, a Arena da Baixada registrava média de uma briga por jogo com o esquema de “torcida única”, criado justamente para evitar brigas.

O Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná (TJD-PR) tentou derrubar a “torcida humana” no início do ano passado.  Já a Conmebol havia proibido o Furacão de adotar o esquema na Libertadores.

Um abaixo-assinado feito por torcedores do próprio Athletico em 2018 também pedia o fim do sistema.

Já a adoção do esquema em clássico com o Coritiba gerou duras críticas do rival e não impediu que torcedores dos clubes brigassem em um terminal de ônibus no mesmo dia.

Neste ano, conselheiros do Inter já haviam criticado o sistema antes de jogo dos times no Brasileirão. Ano passado, policiais precisaram improvisar uma separação de torcidas em jogo contra o Corinthians.

Leia Também:

Ficha técnica e todas as informações de Shonan Bellmare x Athletico

Próximos jogos do Athletico

  • Botafogo x Athletico - 11/8 - 16h - Brasileirão
  • Grêmio x Athletico - 14/8 - 21h30 - Copa do Brasil
  • Athletico x Atlético-MG - 18/8 - 16h - Brasileirão
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]