i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Série A

Athletico encara “crise da bola parada”; em cobrança direta, não marca há 469 dias

  • PorLuana Kaseker, especial para a Gazeta do Povo
  • 28/08/2019 17:13
Athletico encara “crise da bola parada”; em cobrança direta, não marca há 469 dias
| Foto: Albari Rosa

O Athletico tem encontrado dificuldades em cobranças de falta, diretas ou cruzamento. O Furacão não tem um cobrador de falta oficial no elenco e sofre para encontrar um especialista.

O último gol de falta, em cobrança direta, do time principal do Furacão, foi marcado pelo lateral-esquerdo Thiago Carleto, na derrota para o Cruzeiro por 2 a 1, na Arena da Baixada, pela partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil de 2018, em 16 de maio. De lá para cá, são 469 dias, ou seja, mais de um ano e três meses sem um gol em cobrança de falta direta.

Nesta temporada, o meia Nikão marcou contra o General Díaz, na vitória por 2 a 1, mas em amistoso. Marquinho e Matheus Rossetto anotaram no Campeonato Paranaense, contra Operário, pela terceira rodada, e na decisão do segundo turno contra o Toledo, mas ambos pelo time de aspirantes.

“A gente ainda não encontrou nesta temporada um especialista. É um quesito que fizemos muitos gols ano passado e este ano estamos deixando a desejar. Já fizemos uma rotatividade grande de batedores porque, efetivamente, não encontramos. Tem um componente na batida da bola parada que é o dom. O batedor tem uma facilidade de bater na bola, é algo nato”, declarou o técnico Tiago Nunes após a derrota para o Grêmio na última rodada.

Nikão é o principal jogador das bolas paradas, mas não vem em boa fase. Rony e Bruno Guimarães constantemente assumem as cobranças, mas também não deram a reposta desejada. O último a entrar na “rotatividade” de cobranças foi o lateral Adriano, que assumiu a responsabilidade nos dois jogos em que esteve em campo.

E, dos 23 gols anotados no Brasileirão, o Athletico tem apenas quatro originados de bolas paradas: gol contra do zagueiro Werley no 4 a 1 sobre o Vasco após cobrança de falta de Bruno Guimarães; Léo Pereira de cabeça na derrota por 2 a 1 para o Fortaleza após cobrança de escanteio de Nikão; e de pênaltis com Marcelo Cirino e Jonathan, contra Flamengo (derrota por 3 a 2) e Cruzeiro (vitória por 2 a 0), respectivamente.

Problema nacional

A preocupação com gols de falta não é apenas do Furacão. Os números no Campeonato Brasileiro, por exemplo, caem a cada ano. Em 2017 foram 29 gols anotados. No ano passado, 24. O pior ano foi 2017, com apenas 17 gols marcados no quesito. O Brasileirão atual tem seis gols de falta.

O time que mais marcou gols de falta na temporada passada foi a Chapecoense com seis. Destes, três foram dos pés do atacante Arthur Caíke.

O Brasil que sempre teve grandes batedores, como Zico, Juninho Pernambucano e Rogério Ceni, hoje vive uma escassez de bons batedores. Na própria seleção brasileira, o quesito tem sido um problema. O último gol de falta do Brasil foi com Neymar, lá em setembro de 2014, na vitória por 1 a 0 sobre a Colômbia em amistoso.

Próximos jogos do Athletico

  • Athletico x Ceará - 31/8, 19h - Brasileirão
  • Athletico x Grêmio - 4/9, 19h - Copa do Brasil
  • Santos x Athletico - 8/9, 16h - Brasileirão
  • Athletico x Avaí - 15/9, 16h - Brasileirão
2 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 2 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • W

    Wilbur Archibald III

    ± 0 minutos

    A única bola parada do atlético é a cabeça teimosa do Thiago Nunes.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      ± 8 horas

      Nem de pênalti?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      Fim dos comentários.