• Carregando...
Em 2007, Athletico e Grêmio teve chute no rosto, olé e briga que envolveu até Petraglia
Em 2007, Athletico e Grêmio teve chute no rosto, olé e briga que envolveu até Petraglia| Foto: Arquivo Gazeta do Povo

Athletico e Grêmio, adversários na semifinal da Copa do Brasil, cultivam uma rivalidade que teve o seu ápice no Brasileirão de 2007. Na ocasião, os dois jogos tiveram confusões, mas foi a vitória atleticana (2 a 0), no segundo turno, que ficou marcada por uma pancadaria generalizada nos bastidores ao final do jogo.

No duelo em Porto Alegre, empate por 1 a 1, Alex Mineiro, ídolo do Furacão, sofreu um chute no rosto desferido por Tcheco (foto abaixo) e teve de passar por uma cirurgia para reconstrução da face. O meia Evandro, por sua vez, perdeu três dentes por causa de uma cotovelada na mesma partida.

Alex Mineiro, após ter levado um chute no rosto desferido por Tcheco.
Alex Mineiro, após ter levado um chute no rosto desferido por Tcheco. | Wesley Santos/AE/AE

Na volta, o Furacão venceu por 2 a 0, com direito a olé na Arena e um dos gols mais bonitos registrados no estádio. Michel marcou após troca de passes que durou mais de um minuto, aos gritos de olé da torcida do Rubro-Negro.

Irritados, os jogadores do Grêmio partiram para a violência ainda no campo e a confusão se estendeu para o vestiário. Uma pancadaria geral ocorreu no saguão da antiga Baixada, com chutes e pontapés entre jogadores e até dirigentes.

Na época, os atleticanos alegaram que o volante do Grêmio, Eduardo Costa, se escondeu na sala de imprensa e aproveitou para acertar um chute no peito do meia Clayton, do Furacão. A briga ainda teve um bate-boca entre Tcheco, ex-meia do time gaúcho, e Mario Celso Petraglia, dirigente do Rubro-Negro. Os dois clubes foram até a delegacia para registrar boletim de ocorrência.

Jogadores do Athletico comemoram o gol marcado por Michel.
Jogadores do Athletico comemoram o gol marcado por Michel. | Gazeta do Povo

Confusão que chegou até o aeroporto Afonso Pena. No dia seguinte, as duas delegações acabaram se encontrando novamente. Ex-diretor do Grêmio, Paulo Pelaipe alegou ter perdido um dente. Já Petraglia, em nota oficial, afirma que estava esperando o embarque quando foi agredido por jogadores e membros da comissão técnica adversária.

Petraglia na sala da polícia no aeroporto após confusão com delegação do Grêmio.
Petraglia na sala da polícia no aeroporto após confusão com delegação do Grêmio. | Gazeta do Povo

Os dois clubes também tiveram encontros recentes na Copa do Brasil. Em 2013, o Furacão venceu na Vila Capanema por 1 a 0 e segurou o empate no Rio Grande do Sul, por 0 a 0, alcançando a sua primeira decisão no mata-mata nacional. O Flamengo acabou sendo campeão.

Já em 2016, o Grêmio eliminou o Athletico em um jogo dramático nas oitavas de final. O Furacão perdeu na Baixada por 1 a 0, mas venceu na Arena gremista pelo mesmo placar. Nos pênaltis, o Tricolor avançou e posteriormente sagrou-se campeão.

Athletico e Grêmio fazem o primeiro duelo nesta quarta-feira (14), em Porto Alegre, às 21h30. O jogo de volta será dia 4 de setembro.

Informações sobre o jogo, direto de Porto Alegre:

Bastidores da Arena do Grêmio; veja!

Perfil: Marco Ruben, o artilheiro raiz; clique e leia!

Próximos jogos do Athletico

  • Grêmio x Athletico - 14/8 - 21h30 - Copa do Brasil
  • Athletico x Atlético-MG - 17/8 - 16h - Brasileirão
  • Athletico x São Paulo - 21/8 - 19h15 - Brasileirão
  • Athletico x Grêmio - 24/8 - 17h - Brasileirão
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]