• Carregando...
Campeão da Copa do Brasil, melhor fase do clube, por que o público do Athletico é baixo?
| Foto: Gazeta do Povo

O público do Athletico na Arena da Baixada é pequeno ao longo da temporada e, mesmo com o título da Copa do Brasil, segue baixo. Nos dois jogos após a inédita conquista, o Furacão atuou para um estádio com menos de um terço da ocupação.

Na goleada sobre o Fortaleza, no reencontro com a torcida após a conquista épica em Porto Alegre, foram 12.080 pagantes. Já no empate diante da Chape, no último domingo (29), apenas 12.745 pagantes.

A taça da Copa do Brasil não alavancou, pelo menos por enquanto, a média de público do Furacão no Brasileirão. Nas partidas que o Rubro-Negro faz em seus domínios, comparecem 13.133 torcedores por partida.

O Furacão tem apenas a 15ª maior média entre 20 clubes participantes do Nacional. Só ganha de CSA, Santos, Goiás, Avaí e Chapecoense. A taxa de ocupação do Joaquim Américo é de somente 30%.

Já nos quatro jogos que fez em casa na Copa do Brasil, o Furacão teve média de 25 mil pessoas, o mesmo número obtido também em quatro partidas que o time disputou na Libertadores, quando foi eliminado nas oitavas.

Duas questões são primordiais para analisar o público do Furacão. A primeira, o alto preço do ingresso, R$ 150, um dos mais caros do país. O clube faz promoções apenas pontuais e, assim sendo, é quase irrisória a venda na bilheteria para os atleticanos.

A outra questão é a pequena participação dos sócios do clube nas partidas. O Rubro-Negro não divulga oficialmente, mas estima-se que sejam cerca de 26 mil associados. Na final contra o Inter, na Copa do Brasil, 21 mil foram ao jogo de acordo com o borderô emitido pela CBF.

Entretanto, como se percebe ao longo do Brasileirão, por algum motivo, aproximadamente metade do contingente de associados não costuma frequentar a Arena da Baixada a cada jogo, mesmo na melhor fase da história do Furacão. São, em tese, 26 mil sócios, mas média de comparecimento abaixo de 13 mil pessoas por confronto.

Com a vaga garantida na fase de grupos da Libertadores, o Athletico joga o Brasileirão apenas para se manter na elite e para alcançar a melhor posição possível em busca de uma premiação maior.

Próximos jogos do Athletico

  • Bahia x Athletico - 5/10, 19h - Brasileirão
  • Corinthians x Athletico - 10/10, 19h15 - Brasileirão
  • Athletico x Flamengo - 13/10, 16h - Brasileirão
  • Fluminense x Athletico - 17/10, 21h - Brasileirão
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]