• Carregando...
Cartolas invadem Brasília para pressionar governantes
Cartolas invadem Brasília para pressionar governantes| Foto: Reprodução

Cartolas de todo o país invadiram Brasília nos últimos dois dias para pressionar o Congresso Nacional a votar a Medida Provisória 984, conhecida como MP do Mandante, que muda as regras sobre o direito de transmissão. A investida não é nova, mas desta vez foi em caráter de urgência.

Ao todo, 46 representantes de clubes e federações sindicais de atletas e treinadores se reuniram com líderes partidários e representantes do governo. Nesta quarta-feira (30), dirigentes de 19 clubes da Série B foram recebidos pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que posou para diversas fotos ao lado da cartolagem.

Já os clubes da Série A se reuniram com o vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcos Pereira (Republicanos). O Athletico foi representado pelo presidente do conselho Deliberativo, Agnaldo Coelho de Farias. O Coritiba, apesar de apoiar a causa, não enviou representante.

Os clubes querem apoio do Congresso para que a MP vire Projeto de Lei (PL) e seja analisada pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM).

Cartolas das Séries A e B estiverem em Brasília
Cartolas das Séries A e B estiverem em Brasília| Site Oficial Athletico

Reunião com governo sobre MP do Mandante desanima clubes

Segundo apurou a Gazeta do Povo, após o encontro com Bolsonaro, os clubes da Série B se reuniram com o deputado federal Ricardo Barros (PP), líder do governo na Câmara. O presidente do Paraná Clube, Leonardo Oliveira, esteve em Brasília e também tirou foto com Bolsonaro.

Porém, a reunião terminou de forma desanimadora. Os dirigentes escutaram de Barros que a MP deve mesmo "caducar" – ela perde a validade a partir de 16 de outubro se os deputados não analisarem o tema. Desta forma, o direito de transmissão volta ser regido pela Lei Pelé, em que mandante e visitante dividem os direitos para transmitir suas partidas.

O fato é que Maia mantém a ideia de deixar a MP vencer pela forma inesperada com que ela foi despachada pelo presidente em junho: em plena pandemia, sem discussão prévia com clubes e federações. Bolsonaro também não dá sinais que vai fazer campanha para o tema neste momento, já que o presidente se aproximou do Centrão nos últimos meses.

Uma possibilidade é Bolsonaro reeditar a MP em 2021, quando Maia deixar a presidência da Câmara.

A MP do Mandante vem causando disputas judiciais entre as emissoras Globo e Turner e também envolvendo clubes como o Athletico e Flamengo. Na visão dos dirigentes, a ideia é aumentar os lucros com maiores possibilidades de transmissão.

O que ocorre é que não há consenso nem mesmo entre os clubes sobre as vantagens da mudança. Questões técnicas como a capacidade de clubes menores realizarem transmissões de qualidade, além do potencial em vender pacotes pay-per-view (PPV) rentáveis são questões pertinentes.

Mesmo assim, a maioria dos clubes acredita só ser possível levar a ideia adiante se as negociações forem feitas em blocos, não individualmente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]