180322

Seu app Gazeta do Povo está desatualizado.

ATUALIZAR

PUBLICIDADE
  1. Home
  2. Esportes
  3. Athletico
  4. Conmebol abre caminho para Athletico jogar novo Mundial de Clubes da Fifa

futebol

Conmebol abre caminho para Athletico jogar novo Mundial de Clubes da Fifa

  • Gazeta do Povo
Furacão foi campeão da Sul-Americana em 2018. | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Furacão foi campeão da Sul-Americana em 2018. Albari Rosa/Gazeta do Povo
 
0 COMENTE! [0]
TOPO

O sonho do Mundial voltou a se aproximar da realidade do Athletico. Atual campeão da Copa Sul-Americana, o clube deve disputar uma seletiva para o novo Mundial de Clubes da Fifa, que será disputado pela primeira vez entre junho e julho de 2021, ainda em local definido.

O torneio terá seis representantes sul-americanos, oito europeus e o restante divido entre os outros continentes. A Conmebol pretende destinar quatro das vagas aos campeões da Libertadores (2017 a 2020), entre eles Grêmio e River Plate. Os outros dois lugares seriam decididos em uma disputa entre os quatro últimos campeões da Sul-Americana do mesmo período.

“Estão discutindo em Miami. Nada definido ainda! Seria maravilhoso!”, comentou Mario Celso Petraglia, presidente do Conselho Deliberativo do Furacão.

>> Premiação da Copa Libertadores: veja quanto cada clube pode embolsar

>> Guia dos jogos na TV: onde assistir Brasileirão, Libertadores, Sul-Americana

No playoff, o Furacão enfrentaria o vencedor da Sul-Americana 2019. O campeão de 2017, Independiente, encararia o melhor time de 2020. As partidas seriam realizadas em jogos únicos e em campo neutro. A informação foi publicada pelo portal Globoesporte.com.

Segundo o site, uma reunião na próxima semana vai discutir o modelo de divisão das vagas e solucionar eventuais dúvidas sobre o projeto. Com a repaginação, o Mundial da Fifa será disputado de quatro em quatro anos, com 24 clubes ao todo, e ocupará janela deixada pelo fim da Copa das Confederações.

Ou seja, se o método de seleção dos representantes for confirmada pela Conmebol, o Athletico está a apenas uma partida de disputar o Mundial, mesma situação de 2005, quando disputou a final da Libertadores. Na ocasião, derrotado pelo São Paulo, foi vice-campeão continental.

Boicote

Apesar de confirmado pela Fifa, o novo Mundial de Clubes não agradou aos principais clubes europeus. A fórmula com 24 clubes foi rejeitada pela Associação de Clubes Europeus (ECA, na sigla em inglês), que enviou carta à entidade máxima do futebol afirmando que seus membros iriam boicotar a disputa.

Os principais clubes da Europa, entre eles Ajax, Barcelona, Bayern de Munique, Benfica, Juventus, Manchester United, PSG e Real Madrid, assinaram o documento. A ver se a posição será mantida até 2021.

A atitude foi mais um capítulo na guerra entre a Fifa e os clubes europeu, que também se posicionaram contra a Copa do Mundo com 48 seleções, mudança que foi aprovada também nesta sexta-feira (15), em Miami, visando o Mundial de 2022, no Catar.

Anteriormente, o entendimento era de que a competição só passaria de 32 para 48 participantes em 2026, nos Estados Unidos, Canadá e México. A decisão final ainda depende de questões que envolvem a organização local.

Notícias do Athletico

Você pode receber mensagens instantâneas, via WhatsApp, para ficar bem informado sobre tudo o que vai acontecer no Paranaense, Libertadores, Brasileirão, Recopa, Copa Suruga, Copa do Brasil e até alguns dos piores momentos dos rivais – assim como vídeos e fotos exclusivas de jogos e treinos. Para receber diariamente as principais notícias, resultados e classificação, basta seguir os passos abaixo. É muito simples. Junte-se a nós na lista de transmissão de notícias do Furacão. Seja bem-vindo ao nosso grupo!

***

Grupo de WhatsApp futebol

O futebol no seu celular. Você pode receber mensagens instantâneas, via WhatsApp, para ficar bem informado sobre tudo o que vai acontecer nos principais clubes do país. Para receber diariamente as principais notícias, resultados e classificação, basta seguir os passos abaixo. É muito simples. Junte-se a nós no Brasileirão 2019!!! Seja bem-vindo ao nosso grupo!

*

8 recomendações para você

deixe sua opinião

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O jornalismo da Gazeta depende do seu apoio.    

Por apenas R$ 0,99 no 1º mês você tem
  • Acesso ilimitado
  • Notificações das principais notícias
  • Newsletter com os fatos e análises
  • O melhor time de colunistas do Brasil
  • Vídeos, infográficos e podcasts.
Já é assinante? Clique aqui.
>