• Carregando...
Conselheiros do Inter criticaram torcida humana do Athletico e Mario Celso Petraglia
Conselheiros do Inter criticaram torcida humana do Athletico e Mario Celso Petraglia| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

Um grupo de 101 conselheiros do Internacional solicitou, nesta sexta-feira (12), que o presidente colorado Marcelo Medeiros tome providências contra o sistema de “torcida humana” adotado pelo Athletico nos jogos na Arena da Baixada.

Furacão e Inter duelam domingo (14), às 16h, na casa rubro-negra, pela 10.ª rodada do Brasileirão 2019. Na carta enviada ao presidente do Inter, os conselheiros acusam o sistema de “torcida humana” de “autoritário e inaceitável”.

“O que o principal dirigente do Athletico Paranaense, Mario Celso Petraglia, faz de fato é isso: unilateralmente impede que torcedores visitantes possam ter um local reservado em seu estádio e, ainda pior, proíbe que usem vestimentas que façam alusão ao clube para o qual torcem. O que isto tem de humano?”, diz trecho do texto.

>> Petraglia ou John Lennon? Quem compôs a carta aberta do Atlético sobre a "torcida humana"?

Os conselheiros ainda criticam a “conivência do Ministério Público do Paraná” e criticam a falta de embasamento legal da medida, que afrontaria o Regulamento Geral de Competições da CBF e o Estatuto do Torcedor.

>> TABELA: confira a classificação e os próximos jogos do Brasileirão

“Isto não tem nada de humano. É uma proibição da manifestação cultural do torcedor brasileiro no estádio. É tradicional ter a garantia do espaço reservado ao visitante. Isto pode ser praticado com civilidade, isto é uma torcida humana”, explica o conselheiro do Inter, Ivandro Rodrigo Morbach, um dos autores da solicitação.

“No Beira-Rio, a torcida do Athletico tem espaço reservado, bares reservados, banheiros reservados, com todo conforto e cordialidade”, relembra, citando ainda o alto número de associados do Inter no estado do Paraná como motivo de preocupação.  “Os sócios querem apenas ver o jogo de forma pacífica”, complementa.

Confusão em 2018

No ano passado, uma confusão entre torcedores de Athletico x Inter na Baixada marcou a primeira briga do sistema de "torcida humana" na Baixada. Após um gol do time gaúcho, um torcedor "infiltrado" do Inter comemorou e acabou agredido por um atleticano próximo. O agressor foi levado pela polícia e assinou um Termo Circunstanciado antes de ser liberado.

Torcedores do Inter tiveram de mudar de setor na Baixada após a confusão
Torcedores do Inter tiveram de mudar de setor na Baixada após a confusão| Moreno Valério/Gazeta do Povo

Athletico x Flamengo

Antes do confronto entre os dois times na Copa do Brasil, na última quarta-feira (10), torcedores de Athletico e Flamengo acertaram um esquema de segurança “informal” na Baixada.

Pelo Whatsapp, lideranças da torcida organizada Os Fanáticos acertaram combinaram com torcedores do Flamengo que estes comprassem ingressos no setor Coronel Dulcídio Superior, local anteriormente destinado aos visitantes na praça esportiva.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]