• Carregando...
Nikão comemora o segundo gol do Athletico na decisão histórica
Nikão comemora o segundo gol do Athletico na decisão histórica| Foto: Albari Rosa/Foto Digital/Gazeta do Povo

O histórico Campeonato Paranaense de 2020 é do Athletico. Com uma virada maluca, com gols aos 46 e 47 minutos do segundo tempo, o Furacão derrotou o Coritiba por 2 a 1 nesta quarta-feira (5), no Couto Pereira, e confirmou o tricampeonato estadual. No jogo de ida, o Rubro-Negro havia vencido por 1 a 0, na Arena da Baixada.

O zagueiro Sabino havia aberto o placar para o Coxa aos 50 minutos da primeira etapa, de pênalti. O jogo se encaminhava para uma decisão emocionante, nas penalidades, quando Khellven acertou um lindo chute de longa distância, aos 46', colocando o time da Baixada com uma mão na taça. Um minuto depois, Nikão virou, encobrindo o goleiro Alex Muralha, que errou a reposição, e selou o título.

Tabela: confira todos os resultados deste Paranaense 2020!

Com a conquista, sua 26ª taça estadual, o Athletico passou à frente do rival nas decisões Atletiba. Agora, o time da Baixada tem dez conquistas diante do Alviverde, que segue com nove.

A comemoração aconteceu em um estádio vazio, sem torcida, por causa da pandemia de Covid-19, que paralisou o campeonato por quatro meses, entre 15 de março e 18 de julho. Mas de forma alguma tirou o brilho da histórica virada rubro-negra.

O jogo

O duelo começou muito equilibrado e com muita intensidade, porém com poucas oportunidades claras de gol. Até os 23 minutos, o lance mais importante foi a falta que de Abner em Rafinha. O atleticano matou contra-ataque com um carrinho que tirou o coxa-branca do jogo – o camisa 7 uma sofreu fratura de tornozelo.

A partir daí, o duelo continuou pegado, mas os goleiros precisaram trabalhar mais. Aos 33’, Carlos Eduardo exigiu boa defesa de Muralha. Três minutos depois, Igor Jesus bateu cruzado e Santos espalmou.

Instantes antes de o árbitro apitar o fim da etapa, o experiente Adriano fez falta boba. Empurrou Robson na área e cometeu pênalti. Sabino colocou os donos da cada em vantagem com uma cobrança tranquila aos 50 minutos.

O equilíbrio permaneceu no segundo tempo, mas o resultado parcial agora encaminhava o confronto aos pênaltis. Aos 17 minutos, Robson chutou forte e quase ampliou para o Coxa. Léo Cittadini respondeu aos 22, com uma finalização de longa distância.

Aos 26’, Santos fez um milagre. O meia Gabriel recebeu cruzamento na pequena área e escorou, mas o camisa 12 atleticano conseguiu impedir o gol. O lance mudou o destino do Atletiba.

O Athletico buscou o empate. Aos 33’, após boa trama, Pedrinho (que entrou no lugar de Bissoli), tocou de calcanhar para Wellington. O volante chutou por cima e desperdiço a melhor oportunidade até então.

A tensão seguiu alta. Por reclamação, Dorival Junior foi expulso aos 41 minutos. Mal esperava o técnico o final que o clássico ganharia poucos instantes depois.

Khellven, que havia entrado lugar de Adriano, acertou um chute no ângulo, de muito longe, e empatou aos 46 minutos. O resultado já daria o título ao Furacão. Um minuto depois, Nikão marcou, encobrindo Muralha, e selou o 26º título estadual do Rubro-Negro.

Veja como foi a partida!

Com a conquista, sua 26ª taça estadual, o Athletico passou na frente do rival nas decisões Atletiba. Agora, o time da Baixada tem dez conquistas diante do Alviverde, que segue com nove.

Ficha técnica

CAMPEONATO PARANAENSE
Final – Jogo de volta
05/08/2020
CORITIBA 1 X 2 ATHLETICO

Coritiba: Alex Muralha; Patrick Vieira, Rhodolfo, Sabino e William Matheus; Nathan Silva, Gabriel e Matheus Galdezani; Rafinha (Thiago Lopes), Igor Jesus (Wanderley) e Robson. Técnico: Eduardo Barroca.

Athletico: Santos; Adriano (Khellven), Thiago Heleno, Lucas Halter e Abner; Wellington, Léo Cittadini e Marquinhos Gabriel; Nikão, Carlos Eduardo (Vitinho) e Bissoli (Pedrinho). Técnico: Dorival Júnior.

Estádio: Couto Pereira.
Gols: Sabino, aos 50/1º (CFC), Khellven, aos 46/2º, e Nikão, aos 47/2º (CAP).
Amarelos: Robson, Rodolfo Filemon (CFC, no banco) e Léo Cittadini, Marquinhos Gabriel, Nikão, Thiago Heleno, Wellington, Dorival Junior (CAP).
Vermelho: Dorival Junior (CAP).
Árbitro: Rodolpho Toski Marques
Assistentes: Bruno Boschilia e Sidmar Dos Santos Meurer

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]