• Carregando...
Capacidade do estádio é para 25 mil pessoas
Capacidade do estádio é para 25 mil pessoas| Foto: Raphael Sibilla

Em meio a paisagens desérticas, ao pé das Cordilheiras dos Andes, surge um dos estádios mais novos da Argentina. O Bicentenário, que pertence ao Governo da Província de San Juan, foi construído para a Copa América de 2011 e é a sede do Torneio de Verão que o Athletico está participando.

Com capacidade para 25 mil pessoas, o Bicentenário em nada tem a ver com as arenas construídas no Brasil para a Copa do Mundo. Um estádio funcional, sem luxos e que custou cerca de 21 milhões de dólares. O estádio fica na cidade de Pocito, vizinha a San Juan, e já recebeu a seleção argentina em algumas oportunidades, mas ficou de fora das sedes da Copa América deste ano que será sediada na Argentina e na Colômbia.

Estádio argentino é simples e funcional | Foto: Raphael Sibilla
Estádio argentino é simples e funcional | Foto: Raphael Sibilla

Em junho do ano passado, estive no estádio para cobrir o amistoso entre Argentina 5 x 1 Nicarágua. E o que é possível notar, é uma diferença muito grande da torcida em San Juan com as torcidas que conhecemos de Buenos Aires. Os famosos cantos dão lugar a aplausos e gritos – a pressão de uma torcida argentina quase não existe.

É claro que naquela oportunidade era a Seleção que estava em campo. Desta vez o Athletico irá enfrentar dois grandes: o Racing, atual campeão argentino, e o Boca Juniors, dono da maior torcida do país. A expectativa é que no domingo, contra o Boca, o estádio esteja quase lotado e que o clima seja mais parecido com o de Buenos Aires.

Entrada do Bicentenário, em San Juan | Foto: Raphael Sibilla
Entrada do Bicentenário, em San Juan | Foto: Raphael Sibilla

O governo de San Juan tem se esforçado em trazer grandes eventos para a cidade, o sanjuanino Alfonso conta que se sente orgulhoso ao ver grandes times na cidade. “Agora estão vindo times importantes jogar aqui, por causa do estádio Bicentenário. Antes isso não acontecia. Acredito que muita gente vai vir assistir ao torneio”. Por isso, San Juan quis trazer o Torneio de Verão para o noroeste argentino, que tradicionalmente é sediado em Mar del Plata, principal cidade da costa argentina.

O principal time da região é o San Martín, que foi rebaixado no último campeonato argentino. De cores verde e preta, o San Martín não tem conquistas nacionais, mas é o maior vencedor da Liga Sanjuanina. Em jogos contra os grandes da capital, o clube costuma usar o estádio Bicentenário, mas agora na Primera Nacional, a segunda divisão argentina, o San Martín tem usado o seu próprio estádio, o Ingeniero Hilario Sánchez. Apesar de nunca ter conquistado nem a primeira e nem a segunda, o San Martín se orgulha de já ter derrotado os cinco grandes argentinos: Boca, River, Racing, Independiente e San Lorenzo.

Estádio Bicentenário fica no pé da Cordilheira dos Andes | Foto: Raphael Sibilla
Estádio Bicentenário fica no pé da Cordilheira dos Andes | Foto: Raphael Sibilla

Ao lado do Bicentenário, está sendo construído o maior velódromo da América do Sul. O cliclismo é um dos esportes mais populares na região. Com capacidade para 6,5 mil pessoas e um custo superior ao do próprio estádio, 28 milhões de dólares, o equipamento deverá ser inaugurado em março de 2021.

Ele faz parte do projeto de construção de uma cidade esportiva, que ainda contará com quadras de tênis, de hockey, pista de atletismo, piscina olímpica e uma arena poliesportiva. Por sinal, o próprio Bicentenário não é usado apenas para futebol. Na entrada do estádio placas estão expostas sobre os jogos de rugby disputados na praça esportiva.

Velódromo em San Juan será o maior da América do Sul | Foto: Raphael Sibilla
Velódromo em San Juan será o maior da América do Sul | Foto: Raphael Sibilla

O jogo de hoje contará com show de luzes e uma banda que irá animar a torcida. É num clima muito mais amistoso que o Torneio de Verão está sendo disputado, em março quando a Libertadores começar para o Athletico, San Juan será apenas uma boa lembrança de verão para os jogadores rubro-negros.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]