• Carregando...
Jovem técnico Rafael Guanaes comandará o time de aspirantes do Athletico em 2019 | Divulgação/Athletico
Jovem técnico Rafael Guanaes comandará o time de aspirantes do Athletico em 2019| Foto: Divulgação/Athletico

Um time obcecado pela posse de bola, construindo as jogadas com trocas de passes desde a defesa, buscando competitividade aliada ao jogo bonito e mesclando a juventude de novatos à cadência de atletas mais experientes.

Guardadas as proporções por ser o primeiro jogo na temporada, este é o cenário que o torcedor do Athletico pode esperar para a estreia do time de aspirantes no Campeonato Paranaense de 2019 contra o Cascavel CR, às 17 horas, na Arena da Baixada.

>> MERCADO DA BOLA 2019: confira o vai e vem do seu clube no mercado

Reflexos do trabalho desenvolvido pelo jovem técnico Rafael Guanaes, 37 anos, campeão da Copa Paulista de 2018 pela Votuporanguense e aposta de “novo Tiago Nunes” na Arena da Baixada.

Formado em Educação Física na Campbell University, nos Estados Unidos, Guanaes possui as licenças A e B da CBF, assim como a qualificação exigida para comandar equipes no futebol da Argentina. Como treinador, dirigiu também Joseense, União São João e São Carlos, todos no interior paulista.

“Dentro de campo, ele nos passa o que tem de mais moderno no futebol. É um cara que estuda muito e repassa muitas coisas novas. Foi um trabalho de altíssimo nível. Eu comentava com ele que o trabalho era nível Série A”, elogia o experiente meia Ricardinho, 33 anos, capitão da Votuporanguense, ex-equipe de Guanaes.

“É o momento ideal para o Guanaes assumir o Athletico no sub-23. Ele vem se preparando há muito tempo para uma ascensão destas, estuda muito, é atualizado e se encaixa perfeitamente na filosofia do clube: formar e maturar jogadores”, reforça o gerente de futebol do clube paulista, o ex-goleiro Rafael Gatti.

“Jogo bonito”

Nos primeiros jogos da Votuporanguense sob o comando de Guanaes, os torcedores tinham certo frio na barriga. As saídas de bola sem chutão elevavam a adrenalina na Arena Plínio Marin, casa do modesto time do interior paulista.

“No começo, fiquei impressionado e os torcedores demoraram para entender o novo estilo do time. Mas, rapidamente, os resultados vieram e todos compreenderam que este tipo de jogo valia à pena”, recorda Ricardinho.

“Ele sempre nos falou que prefere vencer jogando bonito, faz questão disso. Cobrava muito desde o goleiro, zagueiros, para valorizar a posse, não dar chutão. Foi uma inovação muito grande, pois vencemos a Copa Paulista jogando bonito”, prossegue o atleta ex-Joinville, Criciúma, Figueirense e Ceará.

O gerente de futebol da Votuporanguense, Rafael Gatti, corrobora as palavras do capitão da equipe. “O Guanaes é fiel ao seu estilo de jogo, valoriza a posse de bola, gosta do jogo bem jogado, sem bolas longas e pressionando a equipe adversária, com transição rápida”, explica.

Obsessão e relação com atletas

O período de Guanaes à frente da Votuporanguense foi marcado por dias longos de trabalho e excelente relacionamento com o elenco. “Ele vivencia o clube diariamente, chega bem cedo e vai embora só à noite, é muito sério”, relembra Gatti.

“Ele conquista a amizade dos jogadores, o respeito. Conversa com desde o mais experiente até o mais jovem. Aqui, conseguiu o respeito de todos”, afirma Ricardinho.

“Isso deu a ele liberdade para nos cobrar. Eu fui cobrado em alguns momentos. E assim ele virou um amigo nosso, porque valoriza o lado profissional, mas também o lado humano do atleta”, completa.

Base

O Athletico de Rafael Guanaes mesclará jovens da base com atletas com maior rodagem, como os atacante Bergson e Anderson Plata.

O goleiro Léo, os laterais Reginaldo e Nicolas, os zagueiros Éder, José Ivaldo e Robson Bambu, os volantes Alex, Dudu e Renzo, os meia Matheus Anjos, João Pedro e Marquinho, e os atacantes Bruno Rodrigues, Bill, Gabriel Poveda e Juninho serão a matéria prima para Guanaes formatar uma base rubro-negra.

Notícias do Athletico

Você pode receber mensagens instantâneas, via WhatsApp, para ficar bem informado sobre tudo o que vai acontecer no Paranaense, Libertadores, Brasileirão, Recopa, Copa Suruga, Copa do Brasil e até alguns dos piores momentos dos rivais – assim como vídeos e fotos exclusivas de jogos e treinos. Para receber diariamente as principais notícias, resultados e classificação, basta seguir os passos abaixo. É muito simples. Junte-se a nós na lista de transmissão de notícias do Furacão. Seja bem-vindo ao nosso grupo!

**

Grupo de WhatsApp futebol

O futebol no seu celular. Você pode receber mensagens instantâneas, via WhatsApp, para ficar bem informado sobre tudo o que vai acontecer nos principais clubes do país. Para receber diariamente as principais notícias, resultados e classificação, basta seguir os passos abaixo. É muito simples. Junte-se a nós no Brasileirão 2018!!! Seja bem-vindo ao nosso grupo!

**

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]