• Carregando...
 | Peter Parks / AFP
| Foto: Peter Parks / AFP

Um trágico acidente marcou o início das Olimpíadas de Inverno nesta sexta-feira, em Vancouver. Durante um treino de luge, o georgiano Nodar Kumaritashvili morreu após sair da pista a 140km/h e bater a cabeça num poste de metal. O atleta ainda foi reanimado no local com massagem cardíaca e respiração boca a boca antes de ser levado de helicóptero para um hospital, mas não resistiu. A organização dos Jogos soltou uma nota oficial dizendo que o atleta estava em estado grave, mas a imprensa canadense confirmou a morte do atleta logo depois.

O atleta da Georgia no momento exato do acidente, quando bateu no poste de metal fora da pista Foi a primeira vez que um atleta morreu durante uma prova ou treino na história dos Jogos Olímpicos de Inverno.

Kumaritashvili, de 21 anos, já tinha batido seu trenó no treino de quinta-feira. Durante a semana de treinamentos, houve 12 acidentes na pista em Vancouver. Nesta sexta, o atleta da Geórgia estava fazendo uma curva de 270 graus a 140km/h quando perdeu o controle, bateu e foi lançado para fora da pista, colidindo com um poste de metal. O trenó e a viseira do capacete continuaram descendo a pista.

O atleta da Geórgia foi socorrido no local do treino e levado para um hospital de helicóptero No luge, o atleta guia um trenó de 23kg com movimentos das pernas e do tronco. Após largar sentado no trenó, o atleta se deita completamente para o decorrer da prova, vencida por quem descer a pista quatro vezes totalizando o melhor tempo.

Kumaritashvili competiu em quatro etapas da Copa do Mundo nesta temporada, terminando em 44º lugar no ranking mundial.

O vice-presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, lamentou a morte do atleta, horas antes da cerimônia de abertura, que acontece no início da madrugada de sexta para sábado (horário brasileiro).

"É uma tragédia para a família dele e para o país. O fato joga uma sombra sobre a cerimônia de abertura", afirmou Bach.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]