• Carregando...
Veja a ficha técnica de Atlético 2x0 Londrina |
Veja a ficha técnica de Atlético 2x0 Londrina| Foto:

Análise

Reforços urgentes

Márcio Reinecken, repórter

O resultado de 2 a 0 é o que menos importa. O importante ao torcedor do Atlético era ver o desempenho do time. E quem assistiu à partida de ontem, mesmo o mais otimista, saiu ainda mais preocupado. O Rubro-Negro começou 2012 da mesma forma como terminou 2011: com pouquíssimo a oferecer.

Quem prefere culpar o técnico Juan Ramón Carrasco por suas improvisações contra o Londrina não deve ter visto a escalação e o banco de reservas do Furacão. São os mesmos, com ainda menos opções técnicas. Treinar o Atlético, já há algum tempo, é tirar leite de pedra. Até consigo entender o raciocínio do comandante uruguaio. Afinal, se com todos jogando em suas posições, no ano passado, o time caiu para a Segunda Divisão, então o improviso era sim uma solução. O problema é que também não surtiu efeito.

É um bom exemplo para a diretoria: no futebol não adianta inventar muito. Por isso mesmo, o Atlético necessita de reforços urgentes.

‘Repatriados’ não guardam mágoa

Cícero Bittencourt, especial para a Gazeta do Povo

Um trio de ataque improvável para a torcida do Atlético foi o principal destaque do Furacão na vitória contra o Londrina.

Ricardinho, Marcelo e Bruno Mineiro, que estavam emprestados para outras equipes, retornaram para o Rubro-Negro e decidiram a partida de ontem.

Com a camisa 8, Ricardinho foi o autor do primeiro gol. Jogou aberto pelo lado esquerdo no esquema do técnico Juan Ramón Carrasco. Ele estava na Ponte Preta em 2011 e encara – após cinco anos longe do clube – a nova oportunidade no Furacão. Desde 2007, quando foi emprestado ao Dallas (EUA), o jogador perambula pelo mercado.

"Para mim é um recomeço. Ainda não tinha tido muitas chances de jogar aqui. O professor Carrasco está apostando na gente e nada melhor do que voltar em um momento difícil, quando a gente pode se sobressair", afirmou.

Bruno Mineiro e Marcelo completam o trio de dispensáveis que deram a volta por cima. Respecti­­vamente retornando de Sport e Vitória, o segundo gol teve a marca da dupla.

Foi Marcelo quem cruzou para o centroavante marcar. "Fui artilheiro do Paranaense no Atlético em 2010, mas tive de sair. O empréstimo é normal no futebol, fui bem onde passei e estou feliz em voltar", disse Bruno.

O Atlético superou o gramado do Germano Krüger, a ausência de seu torcedor, a sua própria insuficiência técnica e o Londrina – em certos mo­­men­­tos, mais organizado em campo.

Neste difícil cenário, o placar de 2 a 0 obtido em Ponta Grossa, ontem, foi melhor do que se poderia esperar do Rubro-Negro. E demonstrou a eficiência da pré-temporada fechada no CT do Caju. Também serviu de alento para o chamado "ano da volta à elite nacional".

O resultado também foi positivo para os "renegados" (leia mais nesta página). Bruno Mineiro e Ricar­­dinho, dispensados anteriormente, voltaram marcando gols. Marcelo, outro sem aval da administração passada, foi um dos destaques do confronto.

A curiosidade era descobrir o esboço do esquema tático que será utilizado pelo técnico Juan Ramon Carrasco.

No papel e no discurso do comandante, o time tinha tudo para ser ofensivo. Paulo Baier foi improvisado como segundo volante e Marci­­nho estava encarregado da ligação com os três atacantes – Ricardinho, Morro García e Nieto.

Na prática, o Furacão só conseguiu preocupar o Londrina na se­­gunda etapa, quando o Tubarão se lançou à frente.

Antes disso, as improvisações de Carrasco foram traduzidas nos chutões da zaga para o ataque. Nas poucas articulações lúcidas do Rubro-Negro, o "volante" Baier iniciou um rápido contra-ataque que terminou com o gol de Ricardinho.

O mais próximo que o time de Carrasco chegou ao prometido "estilo Barcelona" foi uma rara mudança de posições entre Nieto e García, no primeiro tempo. Mas, seja com um ou outro pela direita, o rodízio não surtiu nenhum efeito – tanto que El Morro foi substituído ainda no intervalo por Marcelo. E o Furacão melhorou.

"É um começo de trabalho. Não é fácil. É uma nova filosofia, tem muita coisa para melhorar, mas vamos nos adaptar. Foi bom pela vitória. Os três pontos dão confiança para a comissão técnica", analisou Baier, o capitão do Atlético.

Adaptação é uma palavra que serve para o próprio Carrasco, que marcou sua trajetória montando times ousados. Ontem, o melhor momento do Rubro-Negro foi quando o Atlético jogou no contragolpe, explorando a velocidade de seus atacantes. Assim saiu o segundo gol, de Bruno Mineiro.

Na quarta-feira, também em Ponta Grossa, o Atlético joga como visitante contra o Operário.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]