• Carregando...

Mandante do jogo, o Atlético-GO também deu as cartas no Serra Dourada, na noite desta quinta-feira (28). Criou, insistiu, sufocou o rival, perdeu gols... mas foi castigado por uma falha de Márcio, seu goleiro, que cedeu o empate ao Ceará por 1 a 1 no segundo tempo. Gosto amargo para quem esteve próximo de anotar mais três pontos até com facilidade e seguir firme na escalada para se manter na Série A. Os gols foram de autoria de Marcão, para o Dragão, e Michel, de falta, para o Vozão.

O resultado, por ora, mantém as equipes longe da zona de rebaixamento. Breca, porém, o momento positivo do Rubro-Negro, que vai a 36 pontos, mas está a apenas dois do Vitória, o 17º, e que ainda entra campo na rodada, sábado, diante do Vasco. Já a equipe alvinegra não perde há sete rodadas e permanece na 11ª posição, com 43, bem posicionada para se garantir na Copa Sul-Americana de 2011.

Só um time jogou

O embalo e a confiança do Dragão na sequência de quatro jogos sem perder foram provados desde o começo. Sem deixar o rival respirar, a equipe de René Simões criou todos os lances de real perigo da etapa. De um lado para o outro, o Atlético-GO rodava a bola e procurava a melhor forma de furar a defesa cearense, o que não foi nenhum um pouco difícil. Com Juninho infernizando pela direita e Thiago Feltri com espaço na direita, 13 bolas foram cruzadas na área.

O primeiro grande susto veio por meio do potente chute de Renatinho de longe, que Michel Alves se esticou para espalmar, aos 18. Logo em seguida, Marcão, a referência do time, começou a aparecer. Aos 21 minutos, cabeceou para fora. Insistente, abriu o placar aos 25, após erro da zaga, que não afastou a bola pelo alto. O atacante deixou ela cair e tocou na saída do goleiro.

Como já havia notado seu treinador, o time da casa já não é mais dependente de Elias, artilheiro do clube na Série A, que ficou no banco, ainda sem estar 100% fisicamente após um estiramento na coxa. A vantagem não acomodou o Dragão, que seguiu na pressão. Robston, de fora da área, e Gilson, de cabeça, pararam em Michel, que evitou placar elástico. A inoperância do Vozão chegou ao ponto de Dimas Figueiras trocar Anderson, que não era capaz de parar Marcão, por Sacoman.

Isolado na esquerda, Magno Alves era o único que produzia algo, mas não tinha nem a companhia do parceiro Washington, nulo em campo. Nos minutos finais do primeiro tempo, a equipe alvinegra ensaiou a recuperação, trabalhou mais a bola, só que sofria para concluir a gol. Aos 42 minutos, para fechar a série de lambanças cearenses, Heleno deixou para o goleiro, que carimbou Marcão e a bola quase entrou.

Evolução cearense

Na volta do intervalo, a partida já estava mais equilibrada. Bem distribuído, o Ceará acionava o meia Geraldo e seus laterais com alguma frequência. Ainda assim, nada de fazer Márcio sujar o uniforme. Curiosamente, o panorama era semelhante ao do jogo da última quarta, também no Serra Dourada, entre Goiás e Avaí. Atrás do prejuízo, os visitantes buscavam o empate. No jogo pela Sul-Americana, porém, a virada ocorreu em dez minutos.

Desta vez, a movimentação no placar demorou um pouco mais. Elias ainda entrou, para a festa da torcida, e ajudou a criar dois lances importantes, em que Michel Alves se fez presente novamente. Aos 19 minutos, Agenor isolou oportunidade incrível, já com o goleiro batido. À beira do gramado, René se desesperava com os erros e temia pelo pior.

Que aconteceu aos 29, em cobrança de falta de longe de Michel que Márcio não encaixou: 1 a 1, em falha clara do camisa 1, que, até então, só afastava cruzamentos no duelo. O resultado já era razoável para o Vozão, mas a equipe não recuou. Aproveitou-se do cansaço do adversário e assustou em outros dois contragolpes.

Até o apito final de Paulo César de Oliveira, muita cera do Ceará, insistência sem criatividade do Dragão e substituições que não surtiram efeito de ambos os lados.

Agora, pela 33ª rodada, o Atlético mede forças com o Botafogo, no Engenhão, e o Alvinegro recebe o Flamengo, no Castelão. Os jogos serão na próxima quarta-feira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]