• Carregando...
Diego Haro, árbitro do Peru. | Reprodução
Diego Haro, árbitro do Peru.| Foto: Reprodução

Escalado para apitar o duelo de volta das quartas de final da Sul-Americana entre Atlético e Bahia, quarta-feira (31), às 21h45, na Arena da Baixada, o peruano Diego Haro coleciona controvérsias na carreira e pode ser considerado o árbitro mais polêmico do país na atualidade.

No embate entre brasileiros, Haro terá o auxílio do árbitro de vídeo, o VAR, que já gerou polêmica no encontro de ida, vitória do Furacão por 1 a 0 sobre os baianos.

Em fevereiro deste ano, Haro virou assunto mais comentado no Twitter peruano após sua atuação no clássico entre Alianza Lima e Sporting Cristal, pelo campeonato local. Nervoso, distribuiu sete amarelos e um vermelho e acabou criticado por torcedores de ambos os clubes.

Já há duas semanas, Haro voltou ao foco das críticas do futebol peruano pela arbitragem em Universitario e Unión Comercio, também pela elite peruana. Novamente, o excesso de amarelos, uma expulsão polêmica e um pênalti duvidoso acabaram por gerar críticas de personalidades do futebol local.

Ex-árbitro Fifa e comentador de arbitragem peruano, Victor Hugo Rivera disparou: “Não tem personalidade”, sobre a atuação de Haro em Universitario e Union Comercio. “Posso entender este tipo de arbitragem de um árbitro de primeira ou segunda divisão, mas não de um árbitro Fifa. Dirigiu Eliminatórias, Libertadores, tem que ter mais cuidado”, completou.

A própria escalação de Haro para o jogo foi posteriormente contestada: o árbitro não estava inicialmente na escala e acabou incluído apenas depois como apitador principal do jogo. Troca que fugiu ao protocolo e levantou suspeitas sobre a atuação do árbitro peruano na partida.

Haro também foi o centro de uma polêmica envolvendo a seleção da Venezuela no Sul-Americano sub-20, em 2017. A atuação do peruano na derrota por 1 a 0 para o Brasil foi atacada pelos Venezuelanos.

“Sinto vergonha”, declarou o técnico da Venezuela, Rafael Dudamel. “Hoje sinto vergonha pelo futebol internacional. Depois de este atentado à dignidade, atentado desportivo”, completou.

Pesa a favor de Haro, entretanto, a experiência: o árbitro Fifa de 35 anos tem 20 jogos na Libertadores e outros 11 na Sul-Americana durante a carreira.

Grupo de WhatsApp do Brasileirão 2018

O Brasileirão 2018 no seu celular. Você pode receber mensagens instantâneas, via WhatsApp, para ficar bem informado sobre tudo o que vai acontecer no Campeonato Brasileiro. Para receber diariamente as principais notícias, resultados e classificação, basta seguir os passos abaixo. É muito simples. Junte-se a nós no Brasileirão 2018!!! Seja bem-vindo ao nosso grupo!

**

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]