• Carregando...
Presidente do Boca Jrs durante reunião na Conmebol nesta terça. | NORBERTO DUARTE/AFP
Presidente do Boca Jrs durante reunião na Conmebol nesta terça.| Foto: NORBERTO DUARTE/AFP

O adiamento da final da Libertadores 2018 entre os argentinos River Plate e Boca Juniors, no último sábado (24), após torcedores do River apedrejarem o ônibus que conduzia o time do Boca ao estádio, deu origem a uma fake news .

>> MERCADO DA BOLA 2019: confira o vai e vem do seu clube no mercado

Rapidamente, em grupos de WhatsApp e fóruns de torcedores, circulou a informação de que, devido ao imbróglio da final da Libertadores, restaria ao campeão da Copa Sul-Americana representar o continente no Mundial de Clubes, em dezembro, nos Emirados Árabes. A semifinal do Mundial acontece dia 18 de dezembro.

A Conmebol nega qualquer chance do representante sul-americano no Mundial sair da Sula. “Não existe essa possibilidade”, resume a entidade que rege o futebol do continente, via assessoria de imprensa.

“Os dirigentes de Paranaense (Atlético-PR ), Barranquilla, Fluminense e Santa Fé estão em Assunção para discutir a probabilidade da inclusão do campeão da Sul-Americana 2018 no Mundial da Fifa”, dizia mensagem, escrita originalmente em espanhol, que se disseminou pelas redes sociais rapidamente.

O texto, desmentido pela Conmebol, cita os quatro semifinalistas da Sula. Atlético e Fluminense jogam quarta-feira (28), às 21h45, no Maracanã, pelo jogo de volta. Na ida, vitória do Furacão por 2 a 0 na Baixada.

Já na quinta-feira (29), às 22h45, Junior Barranquilla e Santa Fé se enfrentam em Barranquilla, pela volta da outra semi. Na ida, vitória do Junior por 2 a 0.

Sobre a final da Libertadores, uma reunião entre dirigentes de River e Boca nesta terça-feira (27), na sede da Conmebol em Assunção, no Paraguai, deve selar a nova data e local do jogo. A tendência é de que o clássico aconteça no próprio estádio do River ou em praça desportiva designada pelo River.

Surgiu a possibilidade da final ser disputada em outro país, sendo os Emirados Árabes, local do Mundial, um dos cogitados, mas a tendência é de que a partida ocorra mesmo na Argentina.

Conmebol denuncia o River

A Conmebol abriu procedimento disciplinar contra o River Plate para investigar o ataque dos seus torcedores ao ônibus do Boca Juniors, no sábado, a poucas horas do início da segunda partida da final da Copa Libertadores. O veículo foi atacado perto da entrada do estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires.

De acordo com a entidade, o River Plate já foi notificado da denúncia e tem um prazo de 24 horas para preparar a sua defesa e apresentar seus argumentos na sede da entidade em Luque, nos arredores de Assunção, no Paraguai.

O apedrejamento do ônibus do Boca provocou lesões na região dos olhos de dois jogadores, os meias Pablo Pérez, que é o capitão do time, e Gonzalo Lamardo. Além disso, outros atletas passaram mal, pois um artefato contendo gás pimenta também foi atirado no veículo, e torcedores do River entraram em confronto com a polícia e invadiram o Monumental de Núñez.

Diante deste cenário, um longo impasse gerou o clima de incerteza visto por horas no sábado. O horário do jogo chegou a ser adiado em duas oportunidades no mesmo dia. Depois, foi transferido para o domingo, quando também não foi disputado. A nova data deve ser definida ainda nesta terça, em reunião entre a Conmebol e os dois clubes. O jogo de ida terminou empatado em 2 a 2, na Bombonera.

Em razão do ataque, o Boca já cobrou uma punição dura ao arquirrival, que agora será julgado pelo seu tribunal disciplinar nos próximos dias. A corte da Conmebol pode desclassificar o River, exigir que a segunda partida da final seja disputada com os portões fechados ou até transferir a partida decisiva para um estádio neutro.

###

Grupo de WhatsApp futebol

O futebol no seu celular. Você pode receber mensagens instantâneas, via WhatsApp, para ficar bem informado sobre tudo o que vai acontecer nos principais clubes do país. Para receber diariamente as principais notícias, resultados e classificação, basta seguir os passos abaixo. É muito simples. Junte-se a nós no Brasileirão 2018!!! Seja bem-vindo ao nosso grupo!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]