• Carregando...
Faixa da torcida de esquerda do Atlético | Reprodução/
Faixa da torcida de esquerda do Atlético| Foto: Reprodução/

Seguindo a linha das torcidas de esquerda de Coritiba e Paraná, Coritiba Antifascista e Gralha Marx, respectivamente, um grupo de torcedores do Atlético criou a Atleticanhotxs, grupo de rubro-negros que compartilham o mesmo posicionamento político.

Leia também >>> Torcidas de esquerda marcam presença nos estádios de Paraná e Coritiba

Formada recentemente, a Atleticanhotxs conta com cerca de 100 integrantes e participou, no último domingo (22), de um ato a favor do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no acampamento dos apoiadores do petista nos arredores da Polícia Federal. Os paranistas da Gralha Marx também estiveram presentes.

“Somos pessoas que torcem pelo Atlético e somos de esquerda. Buscamos o máximo possível de inclusão. O nome da torcida, com o gênero neutro [a letra ‘X’ representa o artigo neutro], simboliza isso”, conta o sociólogo Gabriel Frigo, um dos idealizadores.

Segundo Frigo, uma das motivações da criação do movimento foi a visão destes torcedores do atual contexto social e político do país.

“Devido a toda essa conjuntura de retrocessos de liberdades individuais, com um governo com pautas mais à direita e com a própria sociedade se tornando mais reacionária, a gente vê no futebol uma corrente de transmissão de novas ideias e de poder defender a liberdade democrática”, opina.

Dirigente do PT em Curitiba e também idealizador da Atleticanhotxs, Gabriel Fernando, conhecido como Vato, reforça este posicionamento. “Houve diversos acontecimentos dentro da torcida do Atlético que demonstravam uma postura mais conservadora. Tem também essa imagem da cidade de Curitiba”, afirma.

“A gente quis mostrar que esse pensamento não é o todo da torcida atleticana. A gente quer mostrar, através desse grupo, que existe também uma esquerda atleticana”, complementa.

Convivência

Torcida do Atlético em demonstração de apoio a Lava Jato usa máscaras de Sérgio Moro. Gazeta do Povo

Um dos objetivos do grupo é colocar a faixa da Atleticanhotxs na Arena da Baixada nos jogos do Furacão. “Aqui em Curitiba, você usar uma estrela vermelha já é difícil. Então, quem é de esquerda já está acostumado com eventuais pressões”, reconhece Vato, sobre possíveis reações negativas dos demais atleticanos – alguns rubro-negros, inclusive, usaram uma máscara do juiz Sergio Moro durante o Campeonato Paranaense de 2016 .

Atleticanos exibem faixa em apoio ao juiz Sérgio Moro durante Atletiba de 2016. Gazeta do Povo

Já de acordo com Frigo, a ideia do grupo não é criar qualquer tipo de animosidade. “Nossa ideia é compor. Somos todos torcedores do Atlético. Na nossa visão, os torcedores é que são os donos do clube e o estádio é parte disso. Temos direito de colocar nossas faixas, sujeitos às mesmas regras que todas as outras torcidas”, argumenta.

Trio de Ferro

Imagem criada pelo grupo Gralha Marx para mesclar política e futebol.

Os atleticanos de esquerda contam a boa relação que mantêm com a Gralha Marx, torcida de esquerda do Paraná, e com a Coritiba Antifascista, representante do Coritiba. “A rivalidade fica de lado. Estamos querendo fazer um encontro entre as três torcidas, fazer um churrasco, confraternizar”, explica Vato.

Ilustra da torcida Coritiba Antifascista.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]