• Carregando...
Jogadores do Atlético, com exceção de Paulo André, vestem camisa em alusão a Bolsonaro | REINALDO REGINATO/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
Jogadores do Atlético, com exceção de Paulo André, vestem camisa em alusão a Bolsonaro| Foto: REINALDO REGINATO/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) julgará o Atlético, nesta sexta-feira (19), pelo uso de camisas amarelas com a frase “Vamos todos juntos por amor ao Brasil” antes da partida contra o América-MG, na Arena da Baixada, dia 6 de outubro, pela 28.ª rodada do Brasileirão, véspera das eleições do primeiro turno. O Furacão pode ser multado em até R$ 100 mil.

>> Patrocinador do Atlético, dono da Havan exalta Baixada amarela por Bolsonaro

Ainda na denúncia, a procuradoria fez constar que “não vislumbrou infração disciplinar pelo ato político por ausência de amparo legal/regulamentar para tanto, porém há de se destacar que a atitude do denunciado de forma dolosa em violar uma regra de suma importância para a competição com esse fim, deve ser levado em consideração para efeitos de dosimetria da pena”.

>> Com slogan de Bolsonaro, Petraglia promete engajar Atlético ‘por amor ao Brasil’

O gesto então foi visto como ato político a favor do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) pelo procurador do STJD, Felipe Bevilacqua, autor da denúncia. “Não estava escrito o nome do candidato, mas a mensagem política foi clara. Não adianta alegar que não”, declarou à imprensa.

No entanto, o clube foi denunciado apenas por ter feito a ação sem o aval da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

>> Após assinar manifesto contra Bolsonaro, jogador dribla ato político do Atlético

O Atlético chegou a solicitar autorização, mas fora do prazo de 48 horas de antecedência exigido pela entidade. Além disso, a CBF reforça que o pedido do clube, feito às 16h21 do dia 5 de outubro, foi negado pela entidade duas horas depois. Mesmo assim, o Furacão foi em frente com a atitude.

O STJD esclarece, porém, que o Atlético não vislumbrou infração disciplinar pelo ato político por ausência de amparo legal. Isto porque o Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) é omisso em casos de manifestação política, apesar da Fifa proibi-los veementemente em seus estatutos.

O Furacão é reincidente na infração. Em julho, o clube recebeu multa de R$ 50 mil pelo uso de celular em campo pelo goleiro Santos, em uma ação de marketing do clube. Santos, por sua vez, ainda pegou um jogo de suspensão.

Grupo de WhatsApp do Brasileirão 2018

O Brasileirão 2018 no seu celular. Você pode receber mensagens instantâneas, via WhatsApp, para ficar bem informado sobre tudo o que vai acontecer no Campeonato Brasileiro. Para receber diariamente as principais notícias, resultados e classificação, basta seguir os passos abaixo. É muito simples. Junte-se a nós no Brasileirão 2018!!! Seja bem-vindo ao nosso grupo!

**

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]