• Carregando...
Organizadas  não podem entrar com acessórios na Arena. | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
Organizadas não podem entrar com acessórios na Arena.| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

Impedidas de entrar na Baixada com faixas, bandeiras, baterias e camisas alusivas às organizadas, a Os Fanáticos e a Ultras questionam a legalidade desta proibição determinada pela diretoria do Atlético. As instituições se apegam ao Estatuto do Torcedor.

Ouça Carneiro Neto

Carregando o áudio...

No artigo 13 do documento está claro que o torcedor não pode “portar ou ostentar cartazes, bandeiras, símbolos ou outros sinais com mensagens ofensivas, inclusive de caráter racista ou xenófobo”. Como este não é o caso, os torcedores rubro-negros defendem que a proibição atleticana é ilegal.

LEIA TAMBÉM: Recorde do Paraná incendeia bastidores do Atlético e torcida promete protestos

“O Estatuto do Torcedor é claro neste sentido. Além disso, o próprio Estatuto do Atlético não prevê esSe tipo de punição”, argumenta Renato Martins, vice-presidente da Associação dos Sócios e Torcedores do Atlético (ASTA), que engloba vários grupos de atleticanos, além das organizadas.

A reportagem procurou o Ministério Público para comentar o assunto. Via assessoria de imprensa, a entidade confirmou que a proibição só pode ocorrer através de uma decisão judicial. Ou seja, não basta apenas uma ordem da diretoria do clube.

A Os Fanáticos já delegou para um advogado a tarefa de fazer contato com o Ministério Público para tentar reverter a proibição, válida desde o começo de agosto

A Gazeta do Povo esperou durante três dias um pronunciamento oficial do Atlético sobre o tema, questionando a legalidade da ação, mas até o fechamento desta matéria não havia resposta.

Telão na praça

Os protestos contra a diretoria irão seguir antes do jogo contra o Atlético-GO, nesta quarta-feira (11), às 19h30, na Arena da Baixada. Além de fazer a festa no “escadão”, os organizadores estão trabalhando para disponibilizar um telão na praça Afonso Botelho para quem quiser assistir ao jogo.

Convocação

Nesta segunda-feira (9), a organizada Os Fanáticos publicou uma nota no seu Facebook convidando todos os atleticanos para participarem da festa na praça e assinarem o pedido de uma assembleia de sócios . Veja abaixo o texto na íntegra:

“Chegou a hora de mostrarmos a união de todos os Atleticanos, chega de proibições, valor de ingresso único e caro, falta de transparência, descaso no tratamento dos sócios e até conselheiros, chega desse CAP cinza, sem essência e sem alma.

Convidamos a todos os Atleticanos, adultos, adolescentes e crianças para participar e fazer a festa que infelizmente é proibida dentro de nossa casa, será mais um dia histórico na vida do nosso clube.

Não esqueça de assinar o caderno de sócios para a realização da assembleia, afinal, nada mais justo que seus sócios e seus torcedores possam definir o destino do seu clube.

Nosso Furacão vai voltar, Atlético até a morte !”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]