• Carregando...
 | Albari Rosa/Gazeta do Povo
| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

O projeto de Mario Celso Petraglia de refundar o Atlético-PR , ao menos na sua identidade visual, tem data e hora para ocorrer. Em convocação feita pelo presidente do Conselho Deliberativo do Furacão, o clube vai votar sobre a alteração dos símbolos, distintivos e uniformes do clube no próximo dia 8 de dezembro, quatro dias antes da final da Copa Sul-Americana.

>> Ao Atlético de Petraglia, só falta mesmo perder as cores rubro-negras

O evento vai ocorrer pela manhã no CT do Caju e neste dia será revelada a proposta de redesenhar os ícones atleticanos, com a proposta de alteração do Título II do Estatuto Social.

Com isso, escudo, mascote e até mesmo as cores do clube devem sofrer alterações, segundo Petraglia já anunciou publicamente e reafirmou nas redes sociais. Fica em suspense outra estratégia ventilada pelo cartola: mudar o nome do clube para ‘Paranaense’.

“Clube Atlético tem vários: Mineiro, Boca Juniors, River Plate e nós, o Paranaense”, iniciou. “O Atlético-MG se apossou do prenome, porque não gosta do ‘Mineiro’. Eu gostaria de que nos chamássemos ‘Paranaense’. É o ‘meu’ nome, e é assim que somos conhecidos na América do Sul”, disse recentemente.

A necessidade de aprovação dos conselheiros, entretanto, não seria obstáculo para Petraglia. Presidente do Conselho, o dirigente exerce imensa influência sobre o órgão, em sua grande maioria formado por correligionários do próprio cartola.

Em 2016, por exemplo, 170 conselheiros participaram da reunião que aprovou o projeto da FunCAP, cujo organograma defende que a fundação utilizará o futebol como ferramenta para o desenvolvimento educacional e social.

O artigo 9.º do estatuto do Atlético estabelece as diretrizes para a bandeira, o distintivo, o uniforme e o hino. A mudança do escudo do clube é praticamente certa. Ou seja, o Deliberativo atleticano teria de aprovar em votação a mudança do estatuto referente ao atual distintivo.

Já a mudança das cores do Furacão é recebida com ceticismo por pessoas ligadas ao clube.

A percepção interna é de que uma sugestão drástica como essa desviaria a atenção das outras mudanças que, de fato, acontecerão: no caso, como citado acima, a modernização do escudo e a criação de uma mascote.

De qualquer maneira, o estatuto do clube abriria margem interpretativa para a inclusão de outras cores no uniforme. “Para a identificação do clube nas competições esportivas, no uniforme dos atletas deverão constar, necessariamente, as cores vermelho e preto. Em caráter excepcional e para fins comemorativos ou mercadológicos, o uniforme poderá conter outras cores em substituição às originais”, diz o texto.

El Paranaense na Sula

>> Atlético fatura quase R$ 10 milhões com vaga na final da Sul-Americana

>> Você não viu na Globo: os bastidores da classificação do Atlético à final da Sula

>> Em momento de glória, Atlético põe Curitiba na rota dos grandes jogos

>> Marcar nome na história do Atlético motiva Tiago Nunes e jogadores para a final

>> O Maraca é nosso!” Torcida do Atlético domina arquibancada e cala tricolores

>> Marcar nome na história do Atlético motiva Tiago Nunes e jogadores para a final

***

Veja imagens do jogo - Albari Rosa/Gazeta do Povo

Confira o lance a lance e a ficha técnica de Fluminense x Atlético-PR

***

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]