• Carregando...
Protesto pacífico durante o jogo entre Atlético e Galo. | /
Protesto pacífico durante o jogo entre Atlético e Galo.| Foto: /

O recorde de público do Paraná na Arena Baixada segue incendiando os bastidores políticos do Atlético, dono da praça desportiva.

OPINIÃO: Com torcida do Paraná, Arena do Atlético respira como estádio de futebol

Nesta quinta-feira (5), foi a vez da Associação de Sócios e Torcedores Atleticanos (Asta) publicar carta aberta aos jogadores do Furacão prometendo a “volta da mística” da Baixada, em substituição à atual “geladeira” em que se transformou o estádio.

Para isso, a Associação promete seguir fazendo festas na praça Afonso Botelho, conhecida como praça do Atlético, em frente ao estádio, a exemplo do que já ocorreu no último domingo (3), antes da partida contra o Atlético Mineiro.

“Para tentar preservar o ‘atleticanismo’ presente em cada um de nós, estaremos organizando sempre que possível festas na praça em frente ao estádio, recepções ao ônibus, entre outras ações mostrando todo o amor que temos pelo Clube Atlético Parananese”, diz trecho da nota.

Presidente da Asta, Nayara Bortolotti explica que a festa fora do estádio será nos moldes da feita antes do jogo com o Galo: com faixas, bandeiras e sinalizadores. Existe também a chance de instalação futura de um telão na praça, para quem quiser ver o jogo de fora da Baixada.

“É para fazer com que a gente consiga apoiar nosso time mesmo de fora do estádio”, diz Nayara, explicando ainda que o protesto foi planejado ainda antes da partida do Paraná na Baixada. “Vimos uma declaração do Paulo André sobre importância da torcida e resolvemos mostrar que vamos sempre apoiar”, completa.

Fundada em outubro de 2016, a Asta é marcada pela união entre as organizadas Ultras e Os Fanáticos, atualmente impedidas pela diretoria do clube de frequentarem a Arena com seus adereços, como faixas, uniformes e bateria.

Na última quarta-feira (4), já havia sido a vez da oposição do clube, formada pela chapa Atlético de Novo, derrotada na última eleição em 2015, convocar uma assembleia geral de sócios para contestar as políticas e diretrizes da atual diretoria.

Já o presidente afastado do Conselho Deliberativo, Mario Celso Petraglia, também se manifestou após a partida do Paraná, rebatendo as críticas de conselheiros, defendendo o aluguel do estádio e criticando parte da torcida.

A sequência de reações que tomaram conta do Furacão estão diretamente relacionadas à festa promovida pelo rival Tricolor no duelo contra o Internacional, na última terça-feira (3). Com a festa liberada — com torcida organizada, bateria e ingressos a preços populares — os tricolores bateram o recorde de público da Baixada.

Confira a nota completa da Asta

A Associação de Sócios e Torcedores Atleticanos (ASTA), Associação que reúne vários movimentos de Torcedores tais como Torcida Os Fanáticos, Ultras do Atlético, Furacão Chopp, Mosaico Furacão, Andarilhos entre outros vem através desta repassar a seguinte mensagem aos jogadores do Clube Atlético Paranaense:

Nós temos conhecimento de que nos últimos tempos o apoio vindo das arquibancadas do Joaquim Américo para com a equipe decaiu bastante, muito devido ao fato de medidas impopulares tomadas pela direção do Clube. Porém, gostaríamos de deixar claro para todo o elenco de que vários atleticanos estão unidos em busca de uma solução deste impasse, para que o mais breve possível o Joaquim Américo volte a ser chamado de Caldeirão, queremos que a mística da Baixada retorne, que adversários temam jogar em nossa casa e que a arquibancada possa novamente fazer parte da atmosfera apaixonante que envolve uma partida de futebol.

Muitos Atleticanos inclusive, não se sentem mais confortáveis em comparecer ao estádio, dizendo que ele fica parecido com uma geladeira. Para tentar preservar o “atleticanismo” presente em cada um de nós estaremos organizando sempre que possível festas na praça em frente ao estádio, recepções ao ônibus, entre outras ações mostrando todo o amor que temos pelo Clube Atlético Paranaense.

Finalizamos informando a todos os jogadores que o Atleticano jamais abandonará o clube e jamais deixará de apoiar vocês. A raça e dedicação de vocês dentro de campo nos motiva a buscar uma solução, temos fé em Deus que em breve novamente veremos nossa casa repleta de Atleticanos unidos para ser o Décimo Segundo Jogador, como o passado e nossas lembranças nos provam que somos capazes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]