• Carregando...
Valderrama, Shakira e Garrincha são nomes famosos ligados ao Junior Barranquilla. | /
Valderrama, Shakira e Garrincha são nomes famosos ligados ao Junior Barranquilla.| Foto: /

Após ter vencido o primeiro jogo da semifinal por 2 a 0, o Junior Barranquilla venceu o Santa Fé por 1 a 0, na início da madrugada desta sexta-feira (30), e será o adversário do Atlético na final da Copa Sul-Americana. O primeiro confronto está marcado para acontecer na Colômbia, na quarta-feira que vem, 5 de dezembro. A decisão do torneio continental será uma semana depois, dia 12, em duelo disputado na Arena da Baixada.

O time da cidade de Barranquilla disputará sua primeira final continental. Até 2018, as melhores campanhas do time eram as chegadas até as semifinais, uma vez na Copa Sul-Americana (2017) e outra na Libertadores (1994). O Junior Barranquilla ainda disputará a final do torneio Clausura do Campeonato Colombiano, contra o Independiente Medellín, em partidas a serem disputadas nos finais de semana dos dias 1 e 8 de dezembro.

O clube foi fundado em 1924 e possui sete títulos nacionais (77, 80, 93, 95, 04, 10 e 11).

TABELA: Veja como os finalistas chegaram na decisão da Sul-Americana

Confira um perfil do Junior Barranquilla:

TIME E TÉCNICO

O time comandado pelo experiente treinador Julio Comesaña joga no esquema 4-2-3-1. Comesaña assumiu o comando durante a temporada ao substituir Alexis Mendoza, ainda em abril, que teve uma má campanha na Libertadores desse ano. Com um bom conhecimento da equipe, já que treinou o Barranquilla em 2017, o treinador tem mudado a postura do clube e modificou algumas peças no setor ofensivo. Jogadores como os meias, Jarlan Barrera, James Sánchez e Luis Narváez ganharam espaço. O atacante Téo Gutiérrez- que está suspenso do primeiro jogo da final com o Atlético- segue como a principal referência ofensiva.

NOME

O nome do clube oficialmente é Club Deportivo Popular Junior Fútbol Club S.A. porém, é conhecido por diversas alcunhas. Aqui no Brasil é Junior Barranquilla. Na Colômbia é simplesmente Junior. E em outros lugares é também referenciado como Atlético Junior. O time foi fundado com inspirações italianas na Juventus e por isso tinha o nome de Juventude. Em 1929, passou a ser o Juventude Junior e somente na década de 40 começou a utilizar o nome que é conhecido hoje em dia, o Atlético Junior.

BRASILEIROS

Diversos jogadores brasileiros já vestiram a camisa rojiblanca. Heleno de Freitas, Victor Epanor (2.º artilheiro do clube, com 86 gols), Marcos Cardoso, Paulo César Caju, Dida e Quarentinha. Mas sem dúvidas o maior nome do Brasil que vestiu a camisa do Barranquilla foi Garrincha, mesmo que só por uma partida. O jogo foi contra o mesmo Santa Fé, no dia 25 de agosto de 1968. O Mané havia viajado para o norte da Colômbia para reencontrar a cantora Elza Soares, que tinha uma agenda de shows no país. Quando estava lá, foi através do contato com o então treinador do clube, o brasileiro Marinho Rodrigues, que o contrato de uma partida foi fechado e o confronto entrou para a história do Junior Barranquilla, mesmo com a derrota por 3 a 2.

ÍDOLOS DO PASSADO

Com uma história de quase 100 anos, o Junior possui diversos atletas em seu hall de grandes jogadores. Um dos maiores e mais famosos é o colombiano Carlos Valderrama. Marcado por seu cabelo característico, o volante disputou três Copas do Mundo (90, 94 e 98) e foi campeão com o Barranquilla em 93 e 95, sendo que no ano do primeiro título foi eleito o Melhor Jogador da América. Mais um nome é de Ivan Valenciano que ostenta o título de ser o maior artilheiro do clube, com 158 gols. Outros jogadores lembrados são Roberto Meléndez (que dá nome ao estádio), Juan Ramon “la bruja” Veron e Alexis Mendoza (que treinou a equipe no início deste ano).

ESTÁDIO

O Estádio Metropolitano Roberto Meléndez situa-se na cidade de Barranquilla e tem capacidade para 60 mil pessoas, sendo o maior do país. Foi inaugurado como somente Estádio Metropolitano em 1986, como parte do investimento da Colômbia em tentar sediar a Copa do Mundo daquele ano. Em 1991 seu nome foi alterado para homenagear Roberto Meléndez, que foi um dos melhores jogadores do país na era amadora do futebol colombiano, ainda nos anos 30 e 40. Meléndez era um atacante e marcou época especialmente com a camisa do Junior Barranquilla, mas também treinou a Seleção Nacional da Colômbia, entre 1945-47.

REFERÊNCIAS ATUAIS

Teo Gutierrez comemora o gol contra o Santa Fé no segundo jogo da semifinal. Jogador está suspenso do primeiro jogo com o Atlético na final.LUIS ROBAYO/AFP

O time atual possui alguns nomes de destaque na campanha desse ano. O artilheiro da equipe no ano é o jovem Luis Díaz, com 15 gols, sendo três deles pela Sul-Americana. O atacante Téo Gutierrez não fica muito atrás com 13 gols. Porém, Guiterrez foi expulso no último jogo, contra o Santa Fé, e está suspenso do primeiro jogo contra o Atlético. Assim como Fuentes, que também levou o cartão vermelho.

No meio de campo, Jarlan Barrera é o camisa 10 e principal foco de criatividade no time. Além disso, no setor defensivo o clube conta com o goleiro uruguaio de 35 anos, Sebastián Viera, que está no clube desde 2011, sendo um dos líderes do time. Na zaga, Rafael Perez se destaca pela sua qualidade técnica, sendo um ótimo marcador.

CELEBRIDADES

O Junior Barranquilla é um time conhecido por atrair alguns torcedores famosos. A cantora colombiana Shakira é nascida na cidade do clube e desde pequena acompanha os jogos do Junior. Inclusive ela chegou a usar a camisa do time em um de seus clipes, o “La Bicicleta”. Outro grande nome é o do escritor Gabriel Garcia Márquez que, embora não tenha nascido em Barranquilla, passou sua juventude na cidade e se apaixonou pelo Tubarão (um dos apelidos do time).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]