• Carregando...

Nem com uma boa dose de otimismo o goleiro Guilherme conseguiria imaginar há um ano o que viverá amanhã. De quinto goleiro na largada do Brasileiro-06, o jogador fará contra o Inter a sua primeira partida como titular do Atlético, na Arena, pelo Campeonato Nacional.

A sorte impulsionou a escalada à titularidade. Um a um, os obstáculos ao posto de primeiro goleiro desapareceram e há menos de um mês ele ganhava a sua grande chance.

Mero espectador do último Brasileirão, de lá para cá Guilherme assistiu ao adeus de alguns colegas como Cléber e Tiago Cardoso, – a insatisfação de Montoya, ao pouco espaço dado a Vinícius e – a dificuldade no acerto com Viáfara, que de ameaça virou incentivador.

Se a oportunidade demorou a chegar, o atleta firmou-se de forma instantânea. Guilherme passou ileso pela estréia mesmo com a eliminação e os três gols sofridos na semifinal contra o Paraná, por 3 a 1, em casa. A torcida repetiu a boa vontade na eliminação diante do Fluminense, quando o jogador foi expulso ainda aos 24 minutos do primeiro tempo, pelas quartas-de-final da Copa do Brasil.

"Eu não sei o motivo, mas existe essa paciência. É importante e fico muito feliz", conta o jogador de apenas 21 anos, atrás de uma seqüência rara no Furacão.

Desde 1995, apenas três arqueiros firmaram-se no clube. De 95 a 97, as luvas pertenceram a Ricardo Pinto, ícone do acesso à Primeira Divisão. Depois veio o papa-títulos Flávio, hoje no Paraná. De 98 a 2002, o goleiro acumulou quatro campeonatos paranaenses (1998, 2000, 2001 e 2002) e comandou a defesa na conquista do Brasileiro-01. O último dono da meta foi Diego, de 2003 a 2005. Com ele, o Atlético chegou ao vice-campeonato brasileiro em 2004, à taça estadual de 2005 e ao vice na Libertadores no mesmo ano.

Em comum a todos, o fato de não serem formados no clube. Já Guilherme transferiu-se do PSTC ao Atlético ainda como juvenil. Para quem nunca pensou numa ascensão relâmpago, ele arrisca ambições maiores.

"Nós que viemos da base sabemos o quanto é difícil se firmar. Mas acredito no trabalho, estou me esforçando e tenho bastante apoio. Quero continuar", planeja.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]