• Carregando...
A segunda passagem pelo Bayer Leverkusen encerrou a carreira de Ballack | Ina Fassbender / Reuters
A segunda passagem pelo Bayer Leverkusen encerrou a carreira de Ballack| Foto: Ina Fassbender / Reuters

O meia Michael Ballack anunciou nesta terça-feira (2) a sua aposentadoria do futebol. O agora ex-jogador, de 36 anos, estava sem clube desde o encerramento da temporada 2011/2012, quando não teve o contrato renovado pelo Bayer Leverkusen, clube em que teve uma outra passagem entre o final de década de 1990 e o início dos anos 2000.

"Aos 36 anos, posso deixar para trás uma etapa longa e maravilhosa no futebol profissional, com a qual quando criança não poderia sonhar", disse, em comunicado oficial. "Foi um privilégio muito grande trabalhar com grandes treinadores e jogadores. Estou indo enfrentar um novo capítulo na minha vida e quero agradecer a minha família e todos aqueles que me ajudaram. Foram parte do meu sucesso", completou.

Ballack foi o capitão da seleção alemã por longo período e disputou 98 partidas pela equipe entre 1999 e 2010, com 42 gols marcados. O meia foi um dos destaques da Alemanha na campanha do vice-campeonato na Copa do Mundo de 2002, mas ficou fora da decisão contra o Brasil por estar suspenso.

O jogador também participou da Copa do Mundo de 2006, quando a Alemanha jogou em casa com uma equipe renovada, com vários jovens, e avançou até as semifinais. Ballack não foi lembrado pelo técnico Joachim Löw para o Mundial de 2010. Sua última partida pela equipe nacional foi um amistoso com a Argentina, em março de 2010.

O jogador iniciou a carreira no Chemnitzer, que disputa as divisões inferiores do futebol alemão, e depois se transferiu para o Kaiserslautern, onde foi campeão nacional na temporada 1997/1998. Em seguida, foi para o Bayer Leverkusen, clube que liderou no vice-campeonato da Liga dos Campeões da Europa 2001/2002.

Na temporada seguinte, se transferiu para o Bayern de Munique e conquistou, em quatro anos, três títulos do Campeonato Alemão. Em 2006, o Chelsea contratou o meia, que foi campeão inglês de 2009/2010. Depois, retornou ao Bayer Leverkusen e chegou a ser vice-campeão na temporada 2010/2011, mas sofreu com o excesso de lesões.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]