• Carregando...
Conquista do Barça é a terceira em sua história dentro da Liga dos Campeões da Europa | Carl de Souza / AFP
Conquista do Barça é a terceira em sua história dentro da Liga dos Campeões da Europa| Foto: Carl de Souza / AFP
  • Apagado, Cristiano Ronaldo pouco fez para evitar o fim do sonho do bi consecutivo dos Diabos Vermelhos

O Barcelona conquistou o seu terceiro título da Liga dos Campeões nesta quarta-feira ao derrotar o Manchester United por 2 a 0, em partida disputada no Estádio Olímpico de Roma. As outras conquistas aconteceram em 1992, quando superou a Sampdoria, e em 2006, quando bateu o Arsenal.

A conquista premia a equipe que teve o domínio de praticamente toda a partida. O Barcelona foi acuado pelo Manchester United nos minutos iniciais do duelo, mas depois do gol marcado por Eto'o criou as principais oportunidades de gol e teve mais controle da posse de bola, com atuações brilhantes de Iniesta e Xavi. O goleiro Victor Valdés teve pouco trabalho depois dos 15 minutos iniciais.

O título da Liga dos Campeões consagra uma temporada perfeita do Barcelona e de Guardiola, técnico do time catalão. Extremamente ofensiva, a equipe conquistou o título do Campeonato Espanhol com certa facilidade e a Copa do Rei, com uma goleada sobre o Athletic Bilbao (4 a 1) na decisão. Com a conquista desta quarta-feira, o Barcelona se torna o primeiro time espanhol a levantar os três troféus em uma temporada. Tudo isso no primeiro ano de trabalho de Guardiola.

Com o título do Barcelona, o futebol espanhol se torna o maior vencedor da história da Liga dos Campeões, com 12 conquistas. A Inglaterra, representada pelo Manchester na final, segue com 11 títulos, assim como o futebol italiano.

O Manchester United começou a partida com mais posse de bola e teve sua primeira oportunidade de gol aos dois minutos, quando Touré cometeu falta em Anderson. Cristiano Ronaldo cobrou forte, Valdés espalmou e o sul-coreano Park, primeiro asiático a disputar uma decisão de Liga dos Campeões, quase abriu o placar no rebote. Aos sete, nova oportunidade com o português, que finalizou de fora da área, com perigo, à esquerda do gol defendido por Valdés.

E o Barcelona abriu o placar no seu primeiro chute a gol. Aos nove minutos, Eto'o recebeu na direita, deu um belo drible em Vidic, e finalizou: 1 a 0. Este foi o segundo gol do camaronês em uma decisão de Liga dos Campeões. Antes, ele havia marcado na final de 2006, em que o time catalão venceu o Arsenal por 2 a 1.

O gol parece ter abalado o Manchester, que caiu de rendimento logo após ficar em desvantagem. E o Barcelona quase ampliou aos 19 minutos. Messi cortou para o meio e chutou forte, de fora da área, perto da meta defendida por Van der Sar. Enquanto isso, o time inglês dependia muito de Cristiano Ronaldo, que finalizou de fora da área, aos 20, e de cabeça, aos 22, sempre para fora.

Mesmo em vantagem, o Barcelona adiantou a sua marcação, dificultando as ações do Manchester. Com isso, passou a ter mais posse de bola e foi mais perigoso no restante do primeiro tempo. Aos 26 minutos, na principal oportunidade, Xavi cobrou falta, sofrida por Iniesta, muito perto da trave direita de Van der Sar.

O técnico Alex Ferguson tentou tornar o Manchester United mais ofensivo no segundo tempo, com a entrada de Tevez no lugar do brasileiro Anderson. Mas foi o Barcelona que dominou o início do segundo tempo, aproveitando a defesa aberta da equipe inglesa.

Aos dois minutos, Henry driblou Ferdinand duas vezes e finalizou em cima de Van der Sar, perdendo boa oportunidade de ampliar a vantagem do time espanhol. O Barcelona teve excelente oportunidade aos seis minutos, quando Iniesta foi derrubado na meia-lua. Xavi bateu colocado e acertou a trave esquerda do Manchester.

Aos 25 minutos, em um contra-ataque, Xavi cruzou para Messi, de cabeça, marcar o segundo gol do Barcelona na final da Liga dos Campeões. E o time espanhol seguiu dominando o duelo. Aos 28, teve outra oportunidade em jogada aérea do Barcelona. Puyol cabeceou forte, mas no meio do gol, facilitando a defesa de Van der Sar. Aos 34 minutos, Iniesta chutou forte para nova intervenção do goleiro holandês.

O Barcelona valorizou a posse de bola na parte final da partida e quase marcou um golaço nos minutos finais. A equipe catalã fez uma bela troca de passes aos 39 minutos e passou para Puyol, que tentou tocar por cima de Van der Sar, mas sem sucesso.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]