• Carregando...

Barueri deu o pontapé inicial para ter o primeiro estádio paulista com condições de receber jogos de uma possível Copa do Mundo no Brasil. Neste sábado, a cidade inaugura a primeira etapa da arena multiuso, inicialmente com 15 mil lugares. Mas, em 2010, o objetivo é ter um local com capacidade para 40 mil pessoas, 3.500 vagas de estacionamento, restaurante, lojas, centro de imprensa e cobertura em todos os setores. Enfim, um estádio de primeiro mundo.

Neste sábado, o Grêmio Barueri enfrenta o Criciúma, pela Série B do Brasileiro, novamente em sua casa. Enquanto as obras da primeira fase não eram concluídas, o time mandou seus jogos no Palestra Itália, estádio do Palmeiras. Agora abre as portas para os grandes paulistas.

- Não pretendemos arrendar o estádio para nenhum clube grande, mas teremos prazer em receber qualquer um deles. Se quiserem mandar seus jogos aqui, terão espaço - conta Rubens Furlan, prefeito da cidade. Furlan, aliás, revela que a idéia de tornar a Arena Barueri (antigo Orlando Novelli) em um estádio pronto para receber a Copa surgiu após um entrevista do presidente da Federação Paulista de Futebol, Marco Polo Del Nero, que disse contar com o estádio para o Mundial. A partir daí, o projeto, que previa um local para 30 mil pessoas, passou a ser para 40 mil.

- Além de aumentar a capacidade, resolvemos colocar cobertura em toda a extensão dos assentos, para que nenhum setor fique descoberto. Já recebemos o caderno de encargos da Fifa, estamos preenchendo os formulários da CBF e cumprindo o que é preciso para estar entre os estádios da Copa - acrescenta Furlan.

Entre as exigências da CBF neste questionário inicial, o município precisa apresentar dados importantes, como número de quartos de hotéis e leitos de hospitais, informações sobre condições ambientais, de segurança e transporte, bem como detalhes do estádio em questão, entre outros. Os dados devem ser entregues até o dia 31 de maio deste ano.

Furlan explica que o estádio tem previsão de conclusão para dezembro de 2009, mas pretende aumentar o prazo por mais um ano, para que o investimento nas obras não afete o desenvolvimento de outros projetos sociais da cidade de Barueri. A arena não recebeu nenhum investimento privado por enquanto. A primeira fase da obra custou R$ 70 milhões e, para a conclusão do estádio, estima-se um gasto de mais R$ 80 milhões.

- Quando todo mundo estiver correndo atrás para construir estádio para a Copa, nós teremos um pronto - completa Furlan.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]